Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças!

Tempo de leitura: 5 minutos

Atenção, papais, mamães, titios, vovôs e vovós de plantão! Se você tem dúvidas sobre viagem com crianças, chegou ao post certo! Aqui reunimos uma série de informações que irão te ajudar a programar, tirar dúvidas e receber várias dicas para fazer deste momento o mais especial possível. Leia até o final para saber tudo sobre viagem com crianças!

Planejamento e organização de passagens

É fato que as passagens aéreas são um dos maiores custos de uma viagem, não é mesmo? Porém, há algumas dicas que podem te ajudar a economizar neste aspecto. Primeiramente, nunca compre nada por impulso. Ao menos que seja uma promoção incrível, a recomendação é pesquisar e programar-se com antecedência. Dê preferência por escolher destinos que tenham atrações e programações especiais para crianças, afinal, o intuito da viagem é que todos possam se divertir. Além disso, em caso de viagens internacionais e com voos de longa duração, opte por voos noturnos, assim elas podem ir dormindo, e vão se cansar menos no trajeto. 

Ainda relacionado à economia, cabe verificar junto à companhia aérea quais são as regras para cobrança da passagem da criança, mas, normalmente, crianças de até dois anos de idade pagam menos que um adulto, porém, neste caso, ela precisará ficar no colo do responsável, pois não será disponibilizada uma poltrona específica. Já as crianças a partir de dois anos e com menos de doze anos incompletos, tem um desconto no valor da passagem e direito a poltrona, no entanto, o valor pode variar de acordo com a companhia.

Se o seu bebê tiver menos que sete dias de vida, não será possível realizar o embarque. Vale lembrar que as recomendações médicas estimam que as crianças não viagem antes dos dois meses de idade, pois ainda não estão com o sistema imunológico totalmente desenvolvido. Lembre-se também de checar a carteira de vacinação, pois alguns países exigem vacinas específicas para a imigração. 

Qual a documentação necessária?

Assim como os adultos, as crianças também precisam de documentação específica para viajar. Para voos domésticos, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou RG. Já em voos internacionais, além destes, é obrigatória a apresentação do passaporte. Vale lembrar que alguns países exigem ainda o visto, então, não se esqueça desta questão. Para viagens com apenas um dos pais ou outros responsável, exige-se ainda, uma autorização judicial reconhecida em cartório. São três vias, uma para o aeroporto de partida, outra para o de destino e uma para porte do responsável. 

Alimentação no aeroporto e no avião

A alimentação das crianças requer uma atenção especial. Lembre-se de levar lanches fáceis e rápidos que agradem ao paladar dos pequenos e, em caso de bebês, é possível solicitar às comissárias de bordo que esquentem as papinhas para maior comodidade. Apesar de não ser uma regra, algumas companhias disponibilizam refeição especial para bebês. Neste caso, verifique a possibilidade com, no mínimo, 48 horas de antecedência. 

Fazendo as malas

Você já chegou ao destino e percebeu que tinha esquecido várias coisas importantes ou que tinha levado coisas demais? Pois é! Ambas as situações são muito comuns e podem causar uma grande dor de cabeça, porém, uma medida simples pode te ajudar com isso: faça uma check list para arrumar as malas! Anote tudo o que será preciso levar e conforme for pondo na mala, dê o “check”. Lembre-se que em voos domésticos o despache permitido é de até 23 quilos. Na mala de mão, considere alguns itens essenciais como mamadeiras vazias para servir água ou suco no avião, leite em pó ou fórmulas, papinhas, babador, fraldas, trocas de roupa, cobertor, travesseiro e kit primeiros socorros com medicamentos de costume e itens de higiene pessoal. 

Não se esqueça da distração!

O trâmite de aeroporto e avião pode deixar a criança entediada e irritada, para evitar isso, lembre-se de distraí-la com coisas divertidas, então, leve brinquedos preferidos, jogos, e, se necessário, utilize a tecnologia ao seu favor, oferecendo filmes e jogos em tablets e celulares. Com certeza irá tornar o processo mais animado e menos cansativo!

Durante a viagem

Ao chegar ao destino, os cuidados e recomendações com as crianças continuam. Lembre-se que as crianças tendem a ficar mais cansadas, principalmente se tiverem que andar muito a pé, por isso, programe as atividades com tempo de descanso e pausas. Outro ponto importante é a alimentação, procure, com antecedência, restaurantes de confiança e com opções que agradem ao paladar infantil. Para os passeios e atividades pagas, verifique a possibilidade de ingressos mais baratos, bem como a classificação etária. 

Por fim, lembre-se de aproveitar cada minuto ao lado de sua família e amigos, e claro, tirar muitas fotos para registrar os bons momentos, afinal, as crianças têm o dom de alegrar e divertir qualquer situação! Esperamos que tenham gostado das dicas e, em caso de dúvidas, deixe seu comentário! Boa viagem!

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.