Viagem de carro: o que você precisa saber

Tempo de leitura: 6 minutos

Em uma boa viagem, além de aproveitar o destino, você curte também o caminho, certo? Se você estiver se preparando para fazer uma viagem de carro é muito importante que fique atento aos itens abordados nesta matéria. Reunimos os principais pontos a serem observados ao fazer uma viagem de carro para que seu passeio seja repleto de bons momentos, confira: 

 Revisão do carro 

A segurança e a tranquilidade da sua viagem começam bem antes da hora da partida. É imprescindível que o carro passe por uma revisão com antecedência para garantir que ele esteja preparado para o passeio. Além da parte mecânica, é extrema importância que você verifique o funcionamento dos freios e também certifique-se de que todos os pneus estejam em bom estado, se estiverem muito desgastados ou carecas, podem te fazer tomar uma multa ou pior, se envolver em um acidente, fique de olho! Não se esqueça de analisar o este e conferir a parte elétrica, como funcionamento de faróis e demais luzes do veículo. 

Use a tecnologia 

Hoje em dia, os aplicativos disponíveis nos smartphones podem facilitar muito uma viagem. São centenas de ferramentas para te ajudar a encontrar os melhores caminhos, alertar para intercorrências na estrada, e diversos outros recursos. Lembre-se de pedir para o passageiro ficar responsável por navegar pelos aplicativos, pois celular e direção não combinam. Algumas dicas de apps são: Google Maps e Waze (para GPS), mTrip e Tripit (para planejar a viagem), Álcool ou Gasolina, chefia (para descobrir qual o melhor combustível para abastecer) e Find My Car (para localizar o carro). 

Custos 

Assim como em qualquer viagem, ao escolher percorrer o trajeto de carro é preciso ficar atento aos gastos. Para que você possa calcular com mais precisão, o ideal é saber qual será a distância a ser percorrida, com esse número, será necessário calcular a média de quilômetros por litro feita pelo carro e os pedágios daquele percurso. Além disso, é sempre importante ter um dinheiro para as paradas em restaurantes, por exemplo ou para possíveis emergências. 

Malas e vestimentas adequadas

Não se esqueça que em uma viagem o conforto deve ser uma de suas prioridades, principalmente de carro, uma vez que os movimentos ficam limitados. Sendo assim, é muito importante que você verifique o clima e a previsão do tempo e separe uma roupa correspondente. Outra dica, é ter bom senso ao arrumar as malas, separe tudo o que for necessário e verifique com antecedência se os tamanhos das malas são condizentes ao espaço disponível no carro. No caso de viagens para destinos turísticos, não se esqueça de considerar um espaço para as lembrancinhas e possíveis compras que fizer. 

Kit para emergências

Ao percorrer longas distâncias, é preciso estar preparado para possíveis imprevistos, por isso, tenha em mãos um kit para emergências. Procure mantê-lo em lugar acessível no carro e não no porta-malas. Entre os itens indispensáveis estão: filtro solar, repelente, papel higiênico, adesivos curativos, remédios que você esteja acostumado a tomar para dor de cabeça, náusea e algumas peças extras de roupas. 

Pernoites 

No caso de viagens longas, o planejamento das paradas para pernoite é fundamental. Não deixe para pensar nisso somente quando já estiver cansado e próximo ao horário de dormir, pode ser que você não consiga um local adequado ou demore muito para encontrar. O ideal é calcular quanto tempo pretende dirigir ou passar na estrada por dia, verificar as possibilidades de estadia naquele local e já fazer uma reserva, com isso, é possível até economizar algum dinheiro. 

Alimentação

Esteja preparado para fazer pequenas refeições e mantenha-se hidratado durante a viagem, afinal, é difícil parar para comer ou beber água sempre. Para isso, você pode utilizar uma bolsa térmica e levar lanches práticos como barrinhas de cereal, biscoitos ou frutas. Afinal, ninguém merece ter que percorrer o caminho com fome ou sede, né?

Fique atento à sinalização 

Como já comentamos aqui, há diversos aplicativos que auxiliam muito na hora de viagem de carro, porém se você for utilizar algum app de GPS é importante ficar atento também à sinalização da estrada, afinal, pode acontecer algum erro e o que vale  é a vida real. Procure escolher aplicativos bem avaliados e preste atenção no caminho. 

Não se esqueça de abastecer

Já imaginou ficar parado em um lugar deserto, sem sinal de célula, sem alguém para socorrer e correndo o risco de tomar uma multa? Parece um cenário terrível, né? E pode acontecer por um motivo muito simples: a falta de combustível. Não corra o risco de perder tempo por conta de uma pane seca, fique atento aos lugares que irá encontrar postos de combustíveis e programe-se para percorrer as distâncias com gasolina ou álcool suficientes. 

Escolha uma boa playlist

Pode parecer besteira, mas escolher uma boa playlist é fundamental para garantir animação e manter o bom humor durante a viagem. Além disso, ajuda o motorista a se manter alerta, então, já sabe, né? Separe suas músicas preferidas e monte aquela playlist caprichada, será o diferencial do seu passeio!

Nada de bebidas alcóolicas 

Parece óbvio, mas não custa lembrar. Além de ser proibido que o motorista consuma qualquer quantidade de álcool, a combinação de bebida e volante é extremamente perigosa e pode ser fatal. O ideal é que nem mesmo os passageiros façam uso de álcool, pois isso pode desconcentrar o motorista. Deixe esse momento para quando chegar no destino. 

Dicas para crianças

Não é difícil que as crianças fiquem entediadas, principalmente em trajetos mais longos. Por isso, não se esqueça de levar distrações para mantê-las entretidas e ocupadas durante a viagem. Assim, todo mundo aproveita o passeio de maneira tranquila e leve. 

Não se esqueça de descansar 

O ideal é viajar com pelo menos duas pessoas que possam dirigir, assim, enquanto uma assume o volante, a outra descansa. Mas, se isso não for possível, fique atento aos momentos de dar pausas. Dirigir cansado pode ser extremamente perigoso, por isso, vale a pena fazer paradas ao longo do caminho para se alimentar e descansar antes de seguir viagem. 

Cuidado com as paradas

E por falar em paradas, fique atento aos locais que irá estacionar. Certifique-se de trata-se de um local seguro onde não há riscos de acidentes ou de violência. Paradas programadas podem ser grandes aliadas e ajudam a evitar imprevistos.

Agora sim você e sua família estão preparados para pegar as malas e partir para uma bela e segura viagem de carro, não é mesmo? Se você tiver alguma dica, compartilhe aqui nos comentários!

Euro Suite Campos do Jordão

Dan Inn Premium Campos do Jordão

Golden Park Campos do Jordão

Nacional Inn Campos do Jordão

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.