Viagem em família: Tudo o que você precisa saber!

Tempo de leitura: 12 minutos

Viagem em família: Tudo o que você precisa saber! Estar com a família é sinônimo de alegria, união, amor…Mas é claro que estes bons momentos sempre podem se tornar ainda mais especiais, como por exemplo, em uma viagem juntos! Imagine só: poder programar e organizar tudo, curtir cada dia em um destino incrível ao lado das pessoas mais importantes de sua vida? Pois é! Com certeza, estes são ótimos planos a serem realizados. Para te ajudar neste processo, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre viagens em família. 

Neste post você irá encontrar dicas sobre organização, escolha de destino, planejamento, roteiro, como economizar, cuidados especiais com as crianças, orientações sobre a pandemia e muito mais! Leia até o final para saber todos os detalhes e conseguir fazer uma viagem em família inesquecível! 

Organização em primeiro lugar

Seja qual for o destino e o tamanho da sua família, para que tudo ocorra bem e você consiga economizar, é de extrema importância contar com uma boa organização. Afinal, tudo o que é feito sem planejamento e em cima da hora tem muito mais riscos de imprevistos e situações indesejadas, por isso, logo de início já deixamos claro que o sucesso de uma viagem em família passa por um bom planejamento. Confira um passo a passo com os principais aspectos a serem pensados com antecedência:

Defina o destino

Ao viajar com várias pessoas e de diferentes idades, é preciso escolher um destino que agrade a todos e dê opções de atividades para que adultos, crianças e idosos consigam aproveitar, afinal, a intenção é que todos se divirtam, não é mesmo?

Uma boa dica para fazer a escolha certa é considerar os principais gostos de cada um e elencar o que é essencial. Por exemplo, se sua família ama contato com a natureza, um hotel fazenda irá agradar, já se prefere contar com uma estrutura mais rebuscada e com opções de lazer e relaxamento, um resort all inclusive pode ser o ideal. 

No caso de viagens para locais onde há muitos pontos turísticos para conhecer, deve-se ficar atento a localização, aos meios de transportes a serem utilizados e lugares para alimentação. Considere ainda, atividades e opções de recreação para crianças e idosos, e claro, uma dose de aventura e diversão para os adolescentes!

Outro ponto muito importante ao escolher o destino é levar em conta a estação do ano, pois, de nada adianta ir a uma praia se alguém da família não gostar de calor, sol e mar, não é mesmo?

Pode parecer difícil escolher um local que agrade a todos, mas, sem dúvidas, uma boa conversa irá ajudá-los a definir com tranquilidade e harmonia. 

É possível economizar!

Além de muita diversão e bons momentos, temos certeza que ao organizar a viagem você também gostaria de economizar, certo? Isso porque, quantos mais pessoas forem, maiores são os gastos. Mas não preocupe, é possível ter uma ótima viagem em família sem ficar no vermelho. Conforme já dissemos acima, a organização será sua melhor amiga também neste aspecto. Ao planejar com antecedência, você consegue encontrar passagens, hospedagens e ingressos de atrações com preços bem mais em conta e até mesmo promoções e descontos especiais. 

Fique de olho em aplicativos especializados em passagens aéreas e de reservas de hospedagem e pesquise preços de restaurantes e demais lugares que desejar conhecer. Um grande diferencial que te ajudará a economizar é dar preferência por datas em baixa temporada, já que, quanto menos gente no local, menores são os preços, fica a dica! 

Para não ter surpresas com a fatura do cartão de crédito após voltar de viagem, tenha definido um orçamento de quanto poderá investir, considerando todos os gastos necessários e também uma quantia para imprevistos, afinal, apesar de indesejados, eles podem acontecer! Feito isso, tenha disciplina durante o passeio e siga seu planejamento a risca, assim você fica livre de preocupações com a parte financeira! 

A importância de escolher uma boa hospedagem

Este é, sem dúvidas, um dos principais aspectos a ser escolhido para uma viagem em família: a hospedagem. É muito importante escolher um hotel ou resort de qualidade para que você e sua família possam, além de ter um local de qualidade e conforto para descansar, poderem contar com uma estrutura completa que inclua lazer, acessibilidade, restaurantes, segurança, boa localização e, obviamente, um atendimento de qualidade. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre a Nacional Inn, conhecida pelo “jeito mineiro de servir”, a rede de hotéis conta com mais de 50 anos de tradição e, desde sua fundação em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, vem ganhando espaço no mercado de hospedagens e conquistando seus clientes com o compromisso de hospitalidade e dedicação aos atendimentos. Atualmente, está presente em oito estados e vinte e cindo destinos das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste, então, se sua viagem for para um dos destinos a seguir, acesse o site www.nacionalinn.com.br e confira opções de pacotes, promoções e faça sua reserva: Araçatuba, Araraquara, Araxá, Barretos, Belo Horizonte, Campinas, Campos do Jordão, Cuiabá, Curitiba, Foz do Iguaçu, Franca, Limeira, Piracicaba, Poços de Caldas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba  e Uberaba.

Defina um roteiro

Você já fez com alguma viagem e depois ficou com a sensação de que poderia ter conhecido mais lugares, aproveitado mais o que o local tem a oferecer? Se sua resposta é sim, provavelmente, ficou faltando fazer um bom roteiro! Para que isso não se repita ou não aconteça, pesquise bastante sobre seu destino e o que ele tem a oferecer, considere avaliações de pessoas que já o visitaram e até mesmo de moradores, essas pessoas costumam dar dicas valiosas de como curtir ainda mais! 

Para montar um bom roteiro, é importante levar em conta o tempo de deslocamento entre os pontos a serem conhecidos, tente visitar mais de um lugar por dia, dependendo de quanto tempo irá durar sua viagem e não se esqueça de conferir a previsão do tempo. Além disso, informe-se sobre os melhores restaurantes e lanchonetes e, principalmente se estiver com crianças, fique atento a segurança, não vá a lugares arriscados ou totalmente desconhecidos. 

Faça um seguro viagem

E por falar em segurança, outro ponto muito importante para sua viagem é a contratação de um seguro viagem. É claro que ao planejar um passeio, ninguém quer pensar em situações ruins, mas imprevistos podem acontecer e, caso aconteçam, você e sua família devem estar preparados. Caso alguém fique doente e precise de atendimento médico, por exemplo, não será necessário utilizar o sistema de saúde público e nem gastar uma grande quantia no serviço da rede privada. O seguro também resguarda em casos de extravio de bagagens. É claro que tudo pode variar de acordo com a empresa contratada, o destino de sua viagem e as cláusulas contratuais, mas, com certeza vale a pena o investimento, para que vocês consigam viajar com tranquilidade e ter com quem contar em casos de emergência. 

Atenção especial com as crianças

Seja qual for a idade, as crianças requerem ainda mais atenção durante uma viagem. Sair da rotina e ter um dia a dia mais agitado nem sempre é fácil para os pequenos, por isso, os pais e responsáveis podem ter algumas atitudes para amenizar possíveis estresses e desconfortos. Caso seus filhos ainda sejam bebês, menores de dois anos, por exemplo, vale a pena dar preferência por destinos mais tranquilos e preparados para recebe-los com uma boa infraestrutura, resorts na praia podem ser uma ótima pedida. A partir dos dois anos, as crianças já têm diversas habilidades desenvolvidas, então vale a pena considerar uma viagem para um local para mais distante ou mais agitado. 

O que levar?

Seja qual for o destino escolhido, lembre-se de preparar uma mala completa com roupas adequadas ao clima previsto, peças extras, itens de higiene pessoal, protetor solar, repelente e remédios que a criança esteja acostumada a tomar, caso seja necessário. É muito importante levar um brinquedo ou opções de distração, eles poderão ser muito úteis em momentos mais tediosos como o trajeto e também garantem a diversão da garotada! Você também deve separar a documentação, como carteira de identidade, certidão de nascimento, passaporte e carteira de vacina. Se possível, providencie cópias autenticadas destes documentos, pois se algum deles for extraviado, você terá o reserva. 

Orientações importantes sobre a pandemia

Desde março de 2020 o mundo está enfrentando a pandemia do novo coronavírus. Por vários meses as viagens a lazer ficaram proibidas e muitos países fecharam suas fronteiras para turistas. Porém, com o avanço da vacinação e a expressiva diminuição de número de casos, as regras de isolamento social começaram a ser flexibilizadas e, sendo assim, muitas famílias já se sentem mais seguras para voltar a viajar. 

Para onde posso ir?

No Brasil, em diversos estados já estão sendo permitidas visitas em atrações turísticas e hotéis em capacidade máxima, porém, vale ressaltar a importância do uso de máscara, álcool em gel e apresentação da carteira de vacina contra Covid-19. 

Se sua intenção é fazer uma viagem internacional, saiba que há cerca de 60 países com restrições leves para viajantes vindos do Brasil, como é o caso de Argentina, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Portugal, República Dominicana e México, as restrições podem variar de acordo com o país, mas, normalmente, é permitida entrada de pessoas vacinadas ou que tenham teste PCR negativo para Covid-19. Outros 35 países estão com restrições moderadas, exigindo, além do comprovante de teste negativo para Covid-19 e de vacinação, que os viajantes façam quarentena ao chegarem no país. Consulte previamente as regras do seu destino e organize-se quanto a isso para não ter surpresas. 

Informações atualizadas em 16 de novembro de 2021.

Cuidados no aeroporto

Todos os aeroportos adotaram medidas para proteger a saúde dos passageiros e funcionários. As regras podem variar, mas, de modo geral, incluem o uso de máscaras tanto dentro do avião, quanto ao circular pelo aeroporto; aferimento de temperatura corporal, já que a febre é um dos principais sintomas da Covid-19, inclusive alguns estabelecimentos estão utilizando câmera térmica e distanciamento social, como deixar assentos vagos e espaçados e organização do fluxo de filas. Em alguns aeroportos lojas, restaurantes e Duty-free estão fechados, com horário restrito ou somente com opções de alimentação para viagem. Vale a pena verificar isso com antecedência!

Itens indispensáveis

Agora que já contextualizamos sobre como as coisas estão funcionando nos aeroportos, vamos listar os principais itens que você não pode se esquecer de levar para ajudar a manter você e sua família protegidos contra o vírus. Em primeiro lugar, obviamente, máscaras suficientes para todos os dias de viagem, dê preferência por máscaras descartáveis, pois pode ser que não seja possível higienizar as de pano corretamente. Leve também um termômetro digital, como já dissemos, a febre é um dos principais sintomas da Covid-19 e, caso algum membro da família o apresente, é importante iniciar o isolamento o quanto antes, evitando os riscos de espalhar a doença. O álcool em gel será o seu melhor amigo, tanto para higienizar as mãos, quanto superfícies e objetos. Nestes casos, vale a pena levar lenços antibactericidas, você poderá passar nas bagagens, assento do avião, etc. Por fim, tenha em local de fácil acesso um kit de primeiros socorros com medicamentos para dor de cabeça, alergia, indigestão, enfim, remédios de seu costume para que não seja necessário ir a farmácia em casos de emergência. 

Concluindo

Ufa! Não podemos negar que uma viagem em família requer muita atenção e planejamento para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Porém, destacamos que vale a pena seguir essas recomendações, afinal, o bem estar e a saúde de todos estão em jogo, não é mesmo? Lembre-se de aproveitar cada minuto com muito amor, harmonia, alegria e tranquilidade e faça muitas fotos para ter registros e lembranças desses momentos para sempre! E então, gostou das informações? Tem alguma dica importante sobre este assunto? Compartilhe com a gente nos comentários, vamos adorar saber e ajudar outras famílias a terem uma viagem incrível! 

Castelo Nacional Inn Campos

Dan Inn Campos

Hotel Golden Park Campos

Euro Suite Campos

Nacional Inn Campos

Hotel Dan Inn São José

Nacional Inn São José

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.