Virada Cultural de São Paulo: tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 6 minutos

 A Virada Cultural faz parte do calendário de eventos da cidade de São Paulo desde 2005. É promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, além de contar com o apoio de instituições e parceiros artísticos. Como o próprio nome diz, o intuito é de promover cultura à população de forma gratuita, sendo assim, durante 24 horas, sem pausas, são realizados entre outras atrações, espetáculos, musicais, peças de teatro, exposições de arte e de história. Se você gosta deste assunto e tem curiosidade em aprender mais, chegou ao post certo! Aqui, vamos te contar de onde veio a inspiração para a Virada Cultural, quando e como surgiu e fazer um balanço das últimas edições. Boa leitura!

Virada Cultural teve inspiração na França

Apesar de ser um evento que é a cara do Brasil e muito aguardado pela população de São Paulo, a Virada Cultural teve sua inspiração na Europa, mais precisamente na França. Acontece desde 2002, na cidade de Paris, o Festival Noite Branca (Nuit blanche, em francês), nos mesmos moldes da nossa Virada. Na oportunidade, os cidadãos são convidados a ir ao centro da cidade para incentivar a promoção social por meio da cultura e possibilitar acesso às mais diversas formas de arte.

Como a Virada Cultural é dividida?

Durante a realização da Virada Cultural, São Paulo é tomada por palcos temáticos em diversas áreas. Na Avenida São João, fica o palco de Rock Nacional; na Praça da República, o estilo é Samba; no Largo do Arouche quem toma conta é o Estilo Popular; já na Estação Júlio Prestes, a MPB toma conta. Para facilitar o deslocamento dos participantes, enquanto o evento acontece o Metrô fica aberto em tempo integral.

Como surgiu a Virada Cultural?

Como dissemos no início do post, a Virada Cultural surgiu há 17 anos, em 2005, durante a gestão Serra-Kassab. O grande objetivo era de o de promover

acesso à cultura a todas as classes sociais, através de programação gratuita. Na primeira edição, a Virada foi dividida em atividades realizadas em diversos pontos da cidade e contou com a utilização de equipamentos da Prefeitura, a exemplo, as unidades do Centro Educacional Unificado. Também teve parceiros como o Serviço Social do Comércio e o Governo do estado de São Paulo. Devido ao sucesso, a Virada Cultural deu origem a Virada Cultural Paulista, evento da mesma vertente, porém, realizado em cidades do interior do estado.

Como foram as últimas edições da Virada Cultural

2005

A primeira edição da Virada Cultural aconteceu no ano de 2005, com início às 14h do dia 19 e encerramento no mesmo horário do dia 20 de novembro. As 24 horas de evento serviram como piloto para os próximos anos, com foco em atividades gratuitas. Foram mais de 200 atrações e um investimento de R$600 mil. Uma apresentação do Coral Paulistano, do Theatro Municipal abriu a Virada no Vale do Anhangabaú, enquanto o encerramento ficou por conta da artista Adriana Calcanhoto, no Parque Independência, no Ipiranga.

2006

Devido a condições climáticas, a segunda edição foi realizada no primeiro semestre, entre os dias 20 e 21 de maio, das 18h às 18h. O evento teve a participação de nomes como: João Bosco, Banda Mantiqueira e Luiz Melodia. Também foram celebrados os 20 anos do hip hop brasileiro, com artistas expoentes do ritmo, como Z’África Brasil, Thaíde, DMN e DJ King e DJ Bui. O investimento aumentou consideradamente em relação a edição passada e teve o valor de R$3 milhões. Ao todo, foram 300 atrações e mais de 1,5 milhões de pessoas participando.

2007

Realizada entre os dias 5 e 6 de maio, a terceira edição da Virada Cultural teve a participação de cerca de 3,5 milhões de pessoas acompanhando as mais de 350 atrações. Apresentaram-se Alceu Valença, Nação Zumbi, Cauby Peixoto, Camisa de Vênus, Tom Zé, Arlindo Cruz, Leci Brandão e Racionais MC’s e outros nomes. 

2008

Com público crescente, a edição de 2008 reuniu 4 milhões de pessoas, entre os dias 26 e 27 de abril. A 4ª edição da Virada Cultural teve mais de 800 atrações e cinco mil artistas, dentre eles: Gal Costa, Cesária Évora, Fernanda Takai, Jorge Ben Jor, Marcelo D2, Zé Ramalho, Titãs, Jair Rodrigues, Luís Melodia, Paula Lima, Orquestra Imperial, Vanguart, O Teatro Mágico e Mutantes. 

2009

Entre 2 e 3 de maio, aconteceu a quinta edição que teve uma homenagem aos 20 anos da morte de Raul Seixas, na Estação da Luz. Esta Vira Cultural também teve a reunião da Novos Baianos, com a presença de Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão, Jorginho Gomes e Didi Gomes.

2010

No ano seguinte, além das apresentações na capital paulista, entre 15 e 16 de maio o evento também aconteceu em 30 cidades do litoral e interior, mostrando que o evento não limita-se apenas a São Paulo. Confira os locais: Presidente Prudente, Jundiaí, Marília, Araçatuba, Araraquara, São José dos Campos, Franca, Sorocaba, Santos, Santa Bárbara d’Oeste, Bauru, São José do Rio Preto, Caraguatatuba, Bertioga, Assis, São Vicente, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo, Piracicaba, São Carlos, Guarujá, Mongaguá, Ribeirão Preto, Praia Grande, Mogi Guaçu, Cubatão, São João da Boa Vista, Indaiatuba, Peruíbe e Itanhaém. 

2011

A sétima edição, que aconteceu entre 16 e 17 de abril, teve atrações diferenciadas como luta livre e stand-up. Seguindo as atrações musicais, houve apresentações de MPB, rock nacional e internacional e outras.

2012 e 2013

As oitava e nona edições aconteceram em 5 e 6 de maio e 18 e 19 de maio, respectivamente. A de 2012 teve como novidade a participação de atrações gastronômicas com restaurantes de São Paulo, enquanto a de 2013 reuniu atividades para o público infanto-juvenil, com a chamada “Viradinha”.

2014 e 2015

A 10ª edição aconteceu entre 17 e 18 de maio, e a 11ª em 20 e 21 de junho. A de 2014 reuniu nomes como MC Flora Mattos, O Teatro Mágico, Karol Conka, Projota, Valeska Popozuda e Roberta Miranda. Já em 2015, participaram Wanderléa, Paulo César Barros, Erasmo Carlos e Caetano Veloso.

2016 e 2017

A Virada Cultural de 2016 aconteceu em 100 locais de São Paulo e teve a participação de Ney Matogrosso, Fafá de Belém, Elba Ramalho, MC Bin Laden e outros inúmeros artistas. Já no ano seguinte, em 2017, os dias 20 e 21 de maio reuniram o Balé da cidade de São Paulo, a Orquestra Sinfônica e outras atrações musicais. 

2018 e 2019

A 14ª edição aconteceu no Centro e em quatro outras localidades de São Paulo: Itaquerão, Praça do Campo Limpo, Parque da Juventude, Centro Esportivo Tietê e Chácara do Jockey. Em 2019, na 15ª edição, a Virada Cultural teve a presença de Anitta, Criolo, Caetano Veloso e filhos. 

2020 e 2021

Devido à pandemia da Covid-19, as duas últimas edições da Virada Cultural foram realizadas de maneira totalmente inédita, com transmissão on-line. Em 2021, foram 12 horas de transmissão gratuita, através da plataforma #CulturaEmCasa e do aplicativo. 

A Virada Cultural de 2022 ainda não tem data marcada. 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.