VLT Carioca: um jeito diferente de conhecer o Rio de Janeiro

Tempo de leitura: 6 minutos

Que tal conhecer o Rio de Janeiro de uma forma totalmente diferente? Como? Através do VLT: Veículo Leve sobre Trilhos. Não sabe o que é? Fique tranquilo, porque nesse artigo nós preparamos diversas informações sobre o tema! Por isso, continue a leitura.

Vai viajar pelo Rio de Janeiro em breve? Já não é a sua primeira vez? Então, que tal aproveitar essa oportunidade para explorar as belezas da Cidade Maravilhosa de uma forma totalmente diferente? É super possível. Agora, se essa é a sua primeira vez, separe um dia para uma experiência realmente diferenciada. Mas, você deve estar se perguntando: como? Através do VLT: Veículo Leve sobre Trilhos. Não sabe o que é? Fique tranquilo, porque nesse artigo nós preparamos diversas informações sobre o tema! Por isso, continue a leitura.

VLT – O que é?

Conforme informamos logo no início do artigo, a sigla VLT tem o seguinte significado: Veículo Leve sobre Trilhos que, desde 2016, faz parte dos dias das pessoas que passam pela área central do Rio de Janeiro. Segundo o site do VLT, esse meio de transporte vem para resgatar a memória da cidade e também valorizar os mais diversos pontos. Ah, e os bondes que levam o público foram inspirados naqueles utilizados na década de 1960: “Inspirado nos bondes que deixaram as ruas nos anos 1960, o sistema faz a conexão entre os diversos pontos de chegada à região central de forma mais ágil e sustentável” ¹. Ainda de acordo com o site, essa é uma forma de ocupar espaços importantes, de promover melhorias para a locomoção e, claro, proporcionar passeios incríveis: tanto para turistas, quanto para o povo carioca que tem a possibilidade de observar a localidade através de outra perspectiva.

Linhas e outras informações importantes:

De forma geral, o VLT liga a área central da cidade com a região portuária. De acordo com o site, são três linhas:

– Linha 1: sai da Praia Formosa, com destino final ao Aeroporto Santos Dumont.

– Linha 2: também sai da Praia Formosa, mas com destino à Praça XV

– Linha 3: sai da Central do Brasil, com destino ao Aeroporto Santos Dumont.

No total, são cerca de 30 paradas. E, além de promover a chegada ao Aeroporto Santos Dumont, o VLT oferece acesso aos seguintes pontos para locomoção:

– Rodoviária Novo Rio.

– Barcas.

– Metrôs.

– Terminal de Cruzeiros.

– Trens.

Ainda de acordo com o site há motivos para que o transporte seja chamado de “Veículo Leve sobre Trilhos”: “É chamado assim porque, mesmo pesando algumas toneladas, ajuda a tornar deslocamentos de curta e média distância mais confortáveis e seguros e é mais leve, por exemplo, que uma composição de metrô. No caso do Rio, a função do VLT Carioca é facilitar a locomoção no Centro e Região Portuária, seja realizando a ligação com ônibus, barcas e metrô ou mesmo deixando o usuário na porta dos principais eventos culturais ou áreas de negócios da cidade” ¹. O valor do VLT é bastante acessível: R$3,80. Cada linha tem seu horário de funcionamento:

– Linha 1: das 06h às 00h.

– Linha 2: das 06h às 22h (da Praia Formosa à Praça XV) e das 22h às 00h (da Central à Praça XV).

– Linha 3: das 06h às 00h.

Lugares para conhecer através do VLT Carioca:

Agora que você já tem muitas informações sobre o VLT, que tal saber alguns pontos muitos legais que pode conhecer através desse transporte? Nós listamos alguns que estão em destaque no site¹:

1-Cidade do Samba.

2-AquaRio (Aquário Municipal).

3-Cais do Valongo e Cais da Imperatriz.

4-Mural Etnias.

5-Museu do Amanhã.

6-Museu de Arte do Rio (MAR).

7-Igreja Nossa Senhora da Candelária.

8-Centro Cultural Banco do Brasil.

9-Teatro João Caetano.

10-Caixa Cultural.

11-Theatro Municipal.

12-Museu de Arte Moderna (MAM).

Onde se hospedar no Rio de Janeiro:

Durante a sua viagem ao Rio de Janeiro, conte com as nossas duas unidades localizadas na cidade: Nacional Inn Rio Copacabana ou Golden Park Rio de Janeiro Aeroporto. Para mais informações sobre elas, acesse o site: www.nacionalinn.com.br.

Fonte consultada:

Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, através do site¹: https://www.vltrio.com.br/#/.

Sobre a Nacional Inn Hotéis – O jeito mineiro de servir:

Essa poderia ser mais uma história de irmãos que trabalharam juntos para realizar seus sonhos. Mas ela é diferente, porque mostra que os valores familiares podem transcender gerações. Nossa trajetória é o resultado de muito trabalho e união da nossa família. Ela teve início na década de 1970 em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. De lá para cá, construímos nossos produtos, nossas marcas e assumimos o compromisso de ser hospitalidade. Hoje estamos presentes em oito estados e em 25 destinos das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Nossa missão segue pautada não apenas em oferecer serviços: mas em conectar pessoas a experiências positivas, criar laços, promover o bem-estar, oportunizar o crescimento de colaboradores e desenvolver a comunidade em que atuamos. E a história certamente não para por aqui. Continuaremos avançando: com força, trabalho, resiliência, perseverança e fé. Sempre primando por um legado de dedicação, trabalho e de hospitalidade mineira: de Norte a Sul.

 Somos Hospitalidade, Somos Experiências:

O momento de diversão com os filhos, aquela história para contar para os netos, as risadas, a viagem em família, o drink com os amigos… Nós queremos participar de todas essas experiências. Porque sabemos que bons momentos alimentam o corpo, a mente, o espírito e a alma. Buscamos o melhor para que você decida vivenciar essas experiências com a gente. Que os nossos hotéis sejam palcos para sorrisos sinceros, alegria e amor. Trabalhamos para que você e a sua família tenham conforto, descanso, acolhimento e diversão! Por isso, aproveite muito a sua estada em nossas unidades. Renove as energias, preencha o coração com esperança e fé. Conte conosco para viver mais! Somos experiências que ficarão marcadas para sempre na memória… Também Somos Hospitalidade e temos orgulho em ser. Somos a Nacional Inn Hotéis!

 Nacional Inn Hotéis – Lembrete importante:

A Nacional Inn Hotéis adotou os mais rígidos protocolos de higienização e de segurança sanitária. Eles são baseados nas indicações dos órgãos oficiais de saúde (como a OMS) e são essenciais para evitar a disseminação da COVID-19. Dessa forma, ao se hospedar em uma de nossas unidades, você pode ficar tranquilo: prezamos por ambientes seguros tanto para os nossos hóspedes, quanto para os nossos colaboradores.

Visite o nosso site:

Para obter mais informações sobre os destinos que marcamos presença, unidades, promoções e ofertas basta acessar o nosso site: www.nacionalinn.com.br.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.