Como aproveitar o verão em Curitiba

Tempo de leitura: 6 minutos

A melhor época do ano para curtir uma praia, também é uma das melhores épocas para curtir os passeios mais requisitados de Curitiba. Nesta fase do ano, o litoral do país fica lotado de turistas, os estabelecimentos ficam cheios e as filas para entrar em festas ou bares são exorbitantes. Portanto, se você deseja curtir o verão com tranquilidade, mas sem faltar diversão e diversas opções para se refrescar, a capital do Paraná é o local ideal para isso. 

Para começar, Curitiba possui um clima mais ameno, no verão, suas temperaturas não costumam subir tanto, comparado a outras áreas do país. Como o município é conhecido pela cidade dos parques, a enorme quantidade de áreas verdes é um fator que também contribui ao clima mais fresco, alugar uma bicicleta e aproveitar pelos diversos ambientes do parque é uma ótima opção para conhecer mais os parques da cidade e ainda aproveitar para descansar nas sombras das árvores, fazer piqueniques ou simplesmente apreciar a beleza naturais dos locais. 

Caso seu objetivo seja um verão mais agitado, existe a possibilidade de ir até algum dos parques do Projeto Curitiba Verão, sendo eles: Barigui, Passaúna, Lago Azul, Náutico e Bacacheri nos finais de semana das 14h às 18h e aproveitar as várias atividades esportivas e recreativas. Agora, se você é fã de esportes náuticos, você pode praticá-los no Náutico ou no Passaúna.

A cidade ainda oferece muita cultura e informação para os turistas que desejam um verão repleto de conhecimento, e para isso, Curitiba proporciona 24 museus históricos, artísticos, temáticos e com diversos outros temas, como o Solar do Rosário, o Solar do Barão (Museu da Gravura e Gibiteca) e o Museu Paranaense. Os memoriais também não podem ficar de fora do seu roteiro, como, por exemplo, o Bosque Alemão, Bosque do Papa, Parque Tingui e o Memorial de Curitiba, todos eles possuem curiosidades sobre personagens caracterizados de diversas etnias, referentes as culturas que colonizaram Curitiba. 

Todos esses espaços se espalham quadra a quadra pela região da cidade, proporcionando passeios ainda mais rápidos e acessíveis. Dependendo do local, permite que você transite de um ponto para o outro a pé, podendo conhecer inúmeras opções gastronômicas, galerias de artes e casarões pelo caminho.

E não para por aí, o Centro Histórico de Curitiba reúne igrejas de diversas religiões (como a Igreja da Ordem, mais antiga da capital, a Igreja Presbiteriana Independente, a Igreja do Rosário e a Catedral Basílica Menor), e mesquitas (a Mesquita Imam Ali Ibn Abi Talib e o Templo Hare Krishna).

E para você que vai viajar para Curitiba com as crianças, a cidade oferece vários pontos de contação de histórias. O Mercado Municipal, o Belvedere e a Feirinha do Largo são alguns locais que oferecem esse tipo de entretenimento durante o verão, porém, os locais mais tradicionais que acontecem esses eventos são na Casa da Bruxa e no Bosque Alemão. Além disso, os Faróis do Saber também são ótimos lugares para levarem as crianças e garantir que tenham uma programação ainda mais especial no verão.

Se você ainda não conhece a Linha de Turismo de Curitiba, fique atento que os ônibus double decker oferecem uma vista sensacional e um ventinho no rosto que ajuda os turistas se refrescarem ainda mais. O ônibus guia os passageiros aos principais pontos turísticos da cidade, sendo uma ótima opção para quem deseja conhecer a capital do Paraná.

O ônibus passa a cada 30 minutos e percorre em torno de 45 quilômetros, sem que os turistas desçam nos pontos de parada, e ainda, os guias turísticos oferecem explicações em português, espanhol e inglês. Como complemento, é fornecido um mapa explicativo do roteiro, com todas os principais pontos da cidade para te ajudar a se localizar. 

São 25 pontos de parada: Praça Tiradentes, Rua da Flores, Rua 24 Horas, Museu Ferroviário, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Mercado Municipal, Teatro Guaíra/Universidade Federal do Paraná, Paço da Liberdade, Passeio Público/Memorial Árabe, Centro Cívico, Museu Oscar Niemeyer, Bosque do Papa, Bosque Alemão, Universidade Livre do Meio Ambiente, Parque São Lourenço, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Parque Tingui, Memorial Ucraniano, Portal Italiano, Santa Felicidade, Parque Barigui, Torre Panorâmica e Setor Histórico.

Administradas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), diversas Feiras gastronômicas e noturnas são ainda mais disputadas durante o verão, elas costumam fechar bem mais tarde, sendo possível de conferir todos os horários nos sites oferecidos pelas próprias feiras. Elas ainda são perfeitas para quem quer apreciar e degustar comidas típicas de diferentes locais do Brasil, como pierogi, empanados chilenos, acarajé, bolinho de bacalhau, sushis e crepes franceses.

De quinta a sábado, ocorrem as feiras gastronômicas do Cristo Rei, Capão Raso e Batel, respectivamente. Já as feiras noturnas, que também contam com uma banca de hortifrutigranjeiros e ocorrem de terça a sexta, somam nove pontos, como a de Santa Felicidade (terças), a do Bacacheri (quartas), a da Água Verde (quintas) e a disputadíssima da Praça Ucrânia, no Bigorrilho (sextas).

E agora, para quem ama degustar uma boa cerveja artesanal com os amigos – ainda mais durante o verão -, um roteiro indispensável é o CuritiBéra, criado pelo Instituto Municipal de Turismo. Para quem não sabe, Curitiba é considerada a capital nacional da cerveja artesanal, sendo o local que concentra a maior produção brasileira, com 33 cervejarias e cerca de 400 mil litros mensais.

A fábrica da Bodebrown, no Hauer, possui diversos foodtrucks, tornando-se um excelente passeio para experimentar diferentes tipos de cerveja. A marca produz 36,7 mil litros por mês e 56 tipos de fermentados, ou seja, chegue cedo para degustar os mais diversos estilos de cervejas. A Swamp Brewing é outra cervejaria que você também não pode deixar de visitar, ela que funciona entre 12h e 19h e oferece opções de chopps para todos os tipos de gostos.

Portanto, como você pode perceber, Curitiba possui inúmeras opções de passeios durante o verão. A diversão e o descanso são garantidos, aproveite ao máximo que conseguir, otimize seu tempo, monte um roteiro com os lugares mais desejados por você e lembre-se: se hidrate bastante com as barracas de água de coco e caldo de cana instaladas nos parques e praças da cidade.

Nacional Inn Estação

Nacional Inn Torres

Golden Park Curitiba

Victoria Villa

Dan Inn Curitiba

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.