Conheça as principais curiosidades e fatos sobre a Corrida de São Silvestre

Tempo de leitura: 5 minutos

A tradicional corrida de São Silvestre é um dos maiores símbolos brasileiros quando o assunto é final do ano. Ela acontece todo dia 31 de dezembro, data em que se festeja o dia do santo homônimo e é um marco no calendário esportivo nacional. Apesar de já ser consagrada, muitas pessoas não conhecem sua origem, história e outras curiosidades. Neste post você irá encontrar os principais fatos e curiosidades sobre a Corrida de São Silvestre. Boa leitura! 

Corrida de São Silvestre: conheça a história 

Há mais de 80 anos, em 1924, o jornalista e advogado Cásper Líbero, também idealizador do jornal Gazeta Esportiva, fundou a Corrida de São Silvestre. A ideia surgiu após ele fazer uma viagem a Paris e conhecer uma corrida noturna em que os atletas carregavam tochas. Também foram fontes de inspiração a famosa Volta de São Paulo, do ano de 1918 e a Volta de Piracicaba, de 1919. Em princípio, seguindo sua maior referência, a corrida noturna francesa, a São Silvestre também acontecia a noite, porém, devido às exigências da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), passou a ser realizada pela manhã. 

Corrida de São Silvestre: curiosidades

Bom, agora que você já conhece um pouco sobre a história da corrida, vamos apresentar a seguir algumas curiosidades. 

Primeira prova

A primeira prova da Corrida de São Silvestre teve 70 atletas inscritos, no entanto, apenas 48 fizeram o percurso inaugural. De acordo com o regulamento da época, eram considerados “classificados” os atletas que concluíssem a prova em até três minutos após o primeiro cruzar a linha de chegada. Na ocasião, 37 participantes foram considerados classificados e o vencedor foi Alfredo Gomes, do Clube Espéria. Ele percorreu 8,8 quilômetros em 33 minutos e 21 segundos.

Percurso 

Até 1991, o percurso da Corrida de São Silvestre variava entre 6,6 e 8,8 quilômetros. Desde então, passou a ser fixo, com 15 quilômetros. 

Sem distinção de gêneros 

A corrida de São Silvestre começou a aceitar atletas mulheres somente em 1975. Até então, só podiam competir atletas homens. A inclusão ocorreu no mesmo período em que as Nações Unidas declararam o Ano Internacional das Mulheres, tendo como objetivo excluir o estereótipo de “sexo frágil” e contribuir para que as mulheres conquistassem seus espaços na sociedade. Quando isso ocorreu, a primeira mulher a vencer a corrida por duas vezes seguidas foi a alemã Christa Vahlensieck. Já a primeira brasileira foi Carmen de Oliveira, no ano de 1975. 

Vencedores e records 

Por incrível que pareça, o primeiro vencedor da Corrida de São Silvestre não foi um atleta desta modalidade. Alfredo Gomes, que conquistou o 1º lugar no pódio, era jogador de futebol! 

O feito de maior recordista foi recebido pelo queniano Paul Tergat, que conquistou cinco vitórias na categoria masculina. Já na modalidade feminina, o record ficou com a portuguesa Rosa Mota, com seis vitórias consecutivas. Ela é a maior vencedora geral. Com relação aos brasileiros, Marílson dos Santos conquistou três vitórias nos anos de 2003, 2005 e 2010. 

Com relação aos países com mais campeões, após o Brasil, que tem 29, o segundo maior com número de títulos é o Quênia, com 14 vitórias. Na classificação feminina o país lidera com 12 vitórias, enquanto  Portugal fica em segundo lugar com sete pódios. 

Todas as nacionalidades

Desde sua criação, a Corrida de São Silvestre permitia a participação somente de corredores brasileiros. Com o passar do tempo, em 1945, passou-se a aceitar atletas da América do Sul. Devido a este fato, o interesse pela corrida foi aumentando e então incluiu-se a participação de corredores de qualquer parte do mundo. 

Antes da Corrida ser aberta para qualquer nacionalidade, até 1941 somente atletas paulistas haviam conquistado pódio, foi após este ano que o mineiro José Tibúrcio dos Santos quebrou a sequência. 

Outro fato interessante que ocorreu após a abertura para estrangeiros é que o Brasil ficou 34 anos sem conquistar o pódio, até que em 1980 José João da Silva, pernambucano, teve a vitória. 

Papel social 

No que diz respeito a inclusão social, a Corrida de São Silvestre possibilita a participação de pessoas com deficiências e necessidades especiais. Nestes casos, há uma largada separada, antes de atletas de elite femininos e masculinos. Além disso, também conta com a participação de indígenas. No ano de 1964, cinco atletas da Ilha do Bananal competiram.

Atração turística

Em 1967, a Corrida de São Silvestre passou a ser considerada uma atração turística, com isso fazendo parte do calendário paulista, através do Decreto de Oficialização da Corrida Internacional de São Silvestre. Posteriormente, em 1989, também começou a fazer parte do calendário da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, em inglês). 

Mudança de trajeto 

A Corrida de São Silvestre sempre foi realizada na Avenida Paulista, porém, em 2011, teve alteração no trajeto e passou a acontecer no Parque Ibirapuera. A mudança aconteceu pelo infeliz acidente que envolveu o atleta paraolímpico Israel Cruz Barros. Durante a disputa de cadeira de rodas ele acabou perdendo o controle e batendo em um muro. Chegou a ser socorrido, mas faleceu no hospital. Curiosamente, este ano também foi o que atingiu records de participantes: foram 25 mil. 

Corrida de São Silvestre 2022

A Corrida Internacional de São Silvestre de 2022 será a 97ª da história. Assim como nos demais anos, a mais tradicional prova de rua do país será disputada em 31 de dezembro, sábado, pela manhã, na região central de São Paulo. O trajeto que tem 15 quilômetros, terá início na Avenida Paulista. As inscrições ainda não estão abertas, mas, em 2021, o valor para participar era de R$210. 

E então, você tem interesse em participar da Corrida de São Silvestre ou gosta somente de acompanhar e assistir? Já conhecia os fatos que compartilhamos aqui? Nos conte tudo nos comentários, vamos adorar saber! Até o próximo post! 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.