Conheça a Fazenda Santa Maria do Moinho em São Carlos

Tempo de leitura: 8 minutos

Conheça a Fazenda Santa Maria do Moinho em São Carlos! O atrativo foi tomado pelo Patrimônio, Histórico e Cultural: o CONDEPHAAT

Muita gente conhece São Carlos, cidade do Estado de São Paulo, como a Capital Nacional da Tecnologia. Além disso, a localidade também é um polo de estudo e de pesquisa de todo país. O município se destaca, ainda, no setor industrial e na área agropecuária. Quando o assunto é educação, a cidade é sede para universidades públicas e privadas, centros de desenvolvimento técnico e institutos. Sua população flutuante é estimada em 30 mil pessoas: estudantes de cursos de graduação e pós-graduação de diversos cantos do Brasil. São Carlos, juntamente com outras 26 cidades, integra a Região Administrativa Central do Estado. Bom, mas, o que muita gente não sabe, é que São Carlos tem atrativos turísticos bem legais. Um deles é a Fazenda Santa Maria do Moinho. No espaço tem restaurante, locais para trilha, museu, entre outras atrações. No momento, a Fazenda encontra-se fechada por conta da pandemia. Mas, muito em breve, deve estar aberta para visitação do público. Então, por enquanto, saiba mais sobre esse atrativo e se prepare para quando for visitá-lo. Continue a leitura e obtenha todas as informações, inclusive sobre outros lugares para conhecer em São Carlos e opção de hospedagem.

 

Sobre a Fazenda Santa Maria do Moinho:

 

A história da Fazenda é datada em 1850. De acordo com o site da instituição “O conjunto arquitetônico da Fazenda Santa Maria começa em 1850, quando a fazenda foi desbravada pela família do major José Inácio de Camargo. Nesta época construíram a senzala e casa do capitão do mato. Assim, começou o plantio do café e em decorrência da alta produtividade e do desenvolvimento da região, em 1887, a casa-sede foi construída para receber D. Pedro II, que na época esteve em São Carlos para inaugurar a chegada dos trens”¹. Dando um salto nessa história, ainda de acordo com o site, em 1904 um casal comprou a propriedade e manteve os objetos conservados: “O casal Candido de Souza Campos e Zuleika Malta compraram esta propriedade com todo mobiliário e pertences os quais são conservados e utilizados até hoje pela quinta geração de seus descendentes”¹.

Atrativos – Museu Santa Maria:

O Museu Santa Maria tem como principais objetivos conservar, valorizar e manter pesquisas sobre a cultura local. No espaço, é possível encontrar de tudo um pouco: jornais, objetos, fotografias, gramofone, entre outros itens que contam um pouco da história da Fazenda. O Museu Casa, como é chamado, fica no primeiro piso.

Atrativos – Trilhas:

Pelo local, também é possível realizar trilhas com educadores ambientais. Para quem não sabe, a Fazenda está dentro da Mata Atlântica. Gosta de entrar em contato com a natureza? Então esse é o passeio ideal para você!

Atrativos – Restaurante:

Para quem não sabe o Restaurante Rural, que também faz parte da propriedade, antes era a Estação de Trem do Monjolinho, que transportava sacas de café. E é exatamente dentro de um dos prédios da estação que está o restaurante. O cardápio é repleto de delícias: com comidinhas caseiras e feitas em fogão à lenha!

Excursões para estudantes:

A Fazenda Santa Maria do Moinho também recebe excursões. Essas excursões são voltadas principalmente para estudantes: dos ensinos fundamental, médio e superior. Mas, oh: um passeio em família pelo local também é uma ótima pedida!

Contatos e localização:

Os passeios pela Fazenda devem ser agendados, porque todos são guiados. Dessa forma, você pode entrar em contato pelo e-mail: fazendasantamaria@terra.com.br e também obter mais informações por meio do site: http://santamariadomonjolinho.com.br. A Fazenda Santa Maria do Moinho fica na Estrada São Carlos, Rib. Bonito (SP-125), saída 157 – São Carlos (SP).

Outros atrativos para visitar durante a sua estada em São Carlos (SP):

 

Além da Fazenda Santa Maria do Moinho, você também pode conhecer outros atrativos da cidade. Abaixo fizemos uma lista com algumas dicas! Confira!

 

1-Museu de Energia.

2-Catedral de São Carlos.

3-Observatório Astronômico da USP.

4-Parque Ecológico São Carlos Doutor Antônio Teixeira Vianna.

5-Bosque Santa Marta.

6-Museu da Ciência de São Carlos Professor Mário Tolentino.

7-Museu de São Carlos.

8-Fazenda do Pinhal.

9-Horto Florestal.

10-Psicultura São Matheus.

 

Observação: ainda estamos em meio a uma pandemia. Por isso, antes de visitar qualquer espaço, é sempre importante checar quais são as regras pré-determinadas, o que está aberto,capacidades, entre outras informações relevantes. Alguns ambientes encontram-se, inclusive, fechados temporariamente.

 

Onde se hospedar em São Calos – Hotel Nacional Inn São Carlos & Convenções:

O Nacional Inn São Carlos & Convenções está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2330, Recreio São Judas Tadeu: a 10 minutos da rodoviária, a 15 minutos do Shopping Iguatemi, a 7km da USP e a 9km da UFSCAR. O Hotel possui 126 acomodações em diversas categorias e acesso por elevador. Elas são equipadas com TV a cabo, frigobar, ar-condicionado, telefone, cofre e kit de amenities. A área de lazer é composta por academia, piscina coberta climatizada com hidromassagem e sauna. A unidade conta ainda com estacionamento, serviço de lavanderia, restaurante para almoço e jantar e Room Service. O café da manhã e a internet Wi-Fi são cortesias. Contatos: www.nacionalinn.com.br |+55 (34) 3334-4400.

 

E aí? Gostou de saber um pouco sobre a Fazenda Santa Maria do Moinho? Que tal se planejar um passeio assim para quando ela for reaberta para visitação? Inclusive, antes, vocêpode aproveitar outros atrativos turísticos da cidade. Temos certeza que vai amar! <3

 

Fontes consultadas para o artigo:

 

Site Fazenda Santa Maria do Moinho¹: http://santamariadomonjolinho.com.br/

 

Sobre a Nacional Inn Hotéis – O jeito mineiro de servir:

 

Essa poderia ser mais uma história de irmãos que trabalharam juntos para realizar seus sonhos. Mas ela é diferente, porque mostra que os valores familiares podem transcender gerações. Nossa trajetória é o resultado de muito trabalho e união da nossa família. Ela teve início na década de 1970 em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. De lá para cá, construímos nossos produtos, nossas marcas e assumimos o compromisso de ser hospitalidade. Hoje estamos presentes em oito estados e em 25 destinos das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Nossa missão segue pautada não apenas em oferecer serviços: mas em conectar pessoas a experiências positivas, criar laços, promover o bem-estar, oportunizar o crescimento de colaboradores e desenvolver a comunidade em que atuamos. E a história certamente não para por aqui. Continuaremos avançando: com força, trabalho, resiliência, perseverança e fé. Sempre primando por um legado de dedicação, trabalho e de hospitalidade mineira: de Norte a Sul.

 

Somos Hospitalidade, Somos Experiências:

 

O momento de diversão com os filhos, aquela história para contar para os netos, as risadas, a viagem em família, o drink com os amigos… Nós queremos participar de todas essas experiências. Porque sabemos que bons momentos alimentamo corpo, a mente, o espírito e a alma. Buscamos o melhor para que você decida vivenciar essas experiências com a gente. Que os nossos hotéis sejam palcos para sorrisos sinceros, alegria e amor. Trabalhamos para que você e a sua família tenham conforto, descanso, acolhimento e diversão! Por isso, aproveite muito a sua estada em nossas unidades. Renove as energias, preencha o coração com esperança e fé. Conte conosco para viver mais! Somos experiênciasque ficarão marcadas para sempre na memória… Também Somos Hospitalidade e temos orgulho em ser.Somos a Nacional Inn Hotéis!

 

Nacional Inn Hotéis – Lembrete importante:

 

A Nacional Inn Hotéis adotou os mais rígidos protocolos de higienização e de segurança sanitária. Eles são baseados nas indicações dos órgãos oficiais de saúde (como a OMS) e são essenciais para evitar a disseminação da COVID-19. Dessa forma, ao se hospedar em uma de nossas unidades, você pode ficar tranquilo: prezamos por ambientes seguros tanto para os nossos hóspedes, quanto para os nossos colaboradores.

 

Visite o nosso site:

 

Para obter mais informações sobre os destinos que marcamos presença, unidades, promoções e ofertas basta acessar o nosso site: www.nacionalinn.com.br.

 

 

 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.