Dicas para otimizar tempo e aproveitar Curitiba em um final de semana

Tempo de leitura: 6 minutos

Preparamos para você um roteiro turístico com os melhores lugares da Capital do Paraná para você conhecer em apenas 2 dias. 

Curitiba é um lugar que pode ser bem agitado e proporcionar a você muita diversão com a vida noturna da cidade, porém, para quem gosta de tranquilidade, de respirar ar puro e ainda garantir ótimos momentos de lazer, é possível montar roteiros turísticos direcionados nos parques e nos melhores restaurantes para você aproveitar do seu jeito!

O final de semana pode ser agitado, pois Curitiba tem agitada vida noturna e opções para quem curte a noite. Também pode ser tranquilo para uma viagem de casal, ou em família, pois a cidade tem diversos parques, museus e pontos turísticos que farão sua visita valer a pena.

Para você que se planeja sobre o que fazer em Curitiba, preparei para você um roteiro turístico com os melhores lugares para conhecer em 2 dias, o que fazer no centro, lugares românticos e também lugares para passar final de semana próximo a Curitiba.

Curitiba é um lugar para quem gosta de tranquilidade e passeios ao ar livre. Se você está planejando sua viagem para Curitiba, aqui encontrará muitas dicas para fazer um roteiro Curitiba super bacana.

Neste post vamos te contar tudo sobre nossa viagem a Curitiba. Onde ficar, onde comer, quais passeios fazer e um roteiro Curitiba super completo para você aproveitar ao máximo essa cidade.

Curitiba é uma cidade bem calma e que em algumas regiões até lembra uma cidade de interior. Eu queria conhecer Curitiba fazia um bom tempo, mas confesso que no primeiro momento foi um choque porque estávamos vindo daquela agitação de São Paulo e chegamos nessa cidade mais deserta, fria. Mas, foi só começar a fazer os passeios e nossa visão mudou. Os bairros são lindíssimos, muito bem cuidados, limpo e com casas enormes. É uma tranquilidade surpreendente para uma cidade grande.

A maioria dos passeios são ao ar livre e impressiona a beleza dos parques, o cuidado. Um lugar perfeito para passear com a família, deixar as crianças brincarem a vontade. É também um bom destino para quem quer fazer uma viagem econômica ou até mesmo uma viagem de final de semana.

Deslocamentos em Curitiba

🚌 ÔNIBUS | Curitiba não tem metrô, por isso o ônibus é o transporte público utilizado por todos. Como nossa viagem foi bem rápida preferimos não andar de ônibus por falta de tempo para pesquisar sobre as linhas que deveríamos utilizar, mas nos pareceu funcionar muito bem.

 

🚗 UBER | Fizemos a maior parte dos trajetos a pé ou de Uber para otimizar o nosso tempo. O Uber funciona muito bem na cidade e os motorista não são muito de conversa, a não ser os mais jovens que sempre nos davam ótimas dicas.

1º DIA: Centro Histórico, Jardim Botânico, Santa Felicidade

Tomamos café da manhã no Orna café no bairro Batel, que é bem conhecido por ter uma noite mais movimentada, já que o local é cheio de restaurantes e lanchonetes. Depois fomos caminhando até a rua 24 horas que é uma boa opção para fazer uma parada na hora do almoço; a rua funciona como uma galeria com algumas lojas e vários restaurantes. Hora de explorar o Centro de Curitiba; conhecemos a Catedral Metropolitana, passamos pelas ruínas de São Francisco, Belvedere e o bondinho da leitura, mas estão em obras e a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib, que mulheres precisam usar véu para entrar. Visitamos ainda o Largo e Igreja da Ordem, o Museu Paranaense, o Paço da Liberdade, vimos muitas construções históricas e o Passeio Público. Depois o Memorial Árabe e pegamos um Uber até o famoso Jardim Botânico que estava bem movimentado e é um encanto. Conhecer Santa Felicidade não estava no roteiro, mas recebemos muitas recomendações e valeu muita a pena ter ido. O lugar é basicamente uma rua cheia de lojas e restaurantes. Você não pode deixar de visitar a loja Durigan, que fica no final da rua e  possui decoração de natal, onde poderá fazer prova de vários vinhos, espumantes, sucos e encontrará tudo a um preço bem camarada. Em frente fica a loja de chocolates Florybal que é uma delícia. Recomendamos que você almoce ou jante em Santa Felicidade, há ótimas opções.

 

2º DIA: Parque Tingui, Parque Tanguá, Ópera de Arame, Bosque Alemão

No último dia na cidade tentamos fazer o máximo de coisas possíveis, por isso utilizamos o Uber para ir em todos os lugares. Nossa primeira parada foi no Parque Tingui, onde você encontra o Memorial Ucraniano, tudo muito florido e gramadinho. Seguimos para o Parque Tanguá que além de bonito possui uma vista bacana da cidade. Se no dia da sua viagem o tempo estiver bom, vá até o Parque Tanguá para ver o pôr do sol que é belíssimo. Seguimos para Ópera de Arame que é perto, mas andando daria cerca de 25 minutos. Neste dia inclua uma visita ao Museu Oscar Niemeyer, não conhecemos por falta de tempo, mas dizem que vale a pena. Chegamos ao Bosque Alemão e na entrada estava acontecendo um ensaio de dança alemã bem legal. O Bosque não é só aquela parede que aparece nas redes sociais, você chega em um mirante, desce as escada e “cai” no bosque onde tem uma historinha de joão e maria com várias estações, até chegar na casa da bruxa, nem preciso dizer que as crianças amam. A caminhada é agradável e não é demorada, até que chega na parede, o final do bosque. Terminamos o dia no Café do Viajante que é uma graça, com uma decoração toda no tema viagens.

 

Não é difícil programar um roteiro turístico para passar o final de semana em Curitiba, seja em casal, em família, amigos ou até mesmo sozinho.

Afinal, muitas pesquisas dizem ser a melhor capital do Brasil para morar, organizada e com alto IDH, o índice de desenvolvimento humano. A cidade tem muito a oferecer para uma longa viagem, mas em 2 dias já é possível ter um gostinho visitando as melhores atrações. Apenas saiba que você vai querer voltar!

Como você pôde perceber, o que não faltam são atrações para curtir um bom final de semana na capital paranaense. Esse é um bom roteiro para quem deseja curtir Curitiba em dois dias.

Certamente, um final de semana de sol ajuda muito para que o roteiro seja produtivo.

E você, já sabe o que fazer em um final de semana em Curitiba? Ainda tem dúvidas antes de viajar para a cidade? Deixe sua resposta nos comentários!

Nacional Inn Estação

Nacional Inn Torres

Golden Park Curitiba

Victoria Villa

Dan Inn Curitiba

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.