Marketing no segmento de turismo: dicas essenciais

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você tem uma empresa no segmento de turismo e está precisando de dicas e informações para aprimorar e otimizar seu negócio através de estratégias de marketing, está no post certo! Aqui vamos compartilhar os pontos essenciais a serem trabalhados quando se trata de marketing no segmento de turismo, confira:

Esteja atento às mudanças 

Quando se trata de comunicação, tecnologia e marketing é fundamental que você e as pessoas responsáveis por estas áreas dentro de sua empresa mantenham-se constantemente atualizados, pois tudo muda  e se aprimora com muita frequência e agilidade. De nada adianta investir em cursos, treinamentos e capacitação profissional se os profissionais não reciclarem constantemente o conteúdo aprendido e aplicarem as respectivas alterações na prática. 

Não é difícil manter-se atualizado, procure sites sobre o assunto, inscreva-se em newsletters para receber conteúdos novos e fique atento as atualizações tecnológicas presentes em seu dia a dia, como as redes sociais, por exemplo.

Há ainda outros tipos de recursos mais avançados que podem facilitar o dia a dia de sua empresa, no caso de um hotel, supomos, o investimento em Inteligência Artificial é extremamente válido, pois pode simplificar processos e reduzir custos. Sejam grandes ou pequenas, fique atento às mudanças do mundo e procure acompanha-las, seu negócio só tem a ganhar com isso.

Invista no audiovisual 

Apesar de serem excelentes fontes de aprendizado, os textos escritos não chamam tanta atenção e causam o mesmo impacto que os conteúdos audiovisuais. É muito mais fácil atrair um usuário através de um vídeo, tanto que, no Facebook e no Instagram este formato acaba tendo o dobro de engajamento com relação a textos, por exemplo. Aproveite para instigar nos usuários a vontade de vivenciar o que seu negócio tem a oferecer, mostre através de imagens e depoimentos como seu cliente poderá ter uma experiência maravilhosa, aqui a ideia é, literalmente, “encher os olhos”!

Mobile primeiro 

Pesquisas apontam que 60% dos usuários de internet no Brasil utilizam dispositivos móveis para se conectar. Além disso, 92% da população brasileira adulta, entre 18 e 55 anos, possui ou tem acesso a smartphones. Esses dados dizem muito sobre os hábitos dos clientes e sobre quais rumos sua empresa deve seguir. Se a maioria das pessoas tem acesso a smartphones com internet, seu negócio deve estar presente nesse mundo. Pelo ambiente digital é possível reservar um hotel, alugar um carro, procurar um restaurante e, mais do que isso, avaliar e indiciar ou não o seu serviço. Sendo assim, seu atendimento on-line deve ser tão bom quanto o presencial, o usuário/cliente quer praticidade, agilidade e eficiência para usufruir de seu serviço. 

Redes sociais com qualidade 

Mais do que ter perfis em redes sociais, sua empresa deve saber utilizá-las da melhor forma para atrair potenciais clientes e fidelizar a clientela já existente. Primeiramente, procure entender qual a função e o objetivo de cada rede social e marque presença naquelas que fizerem sentido para o negócio. Produza conteúdos de valor e relevantes para o seu público, aquela história de “postar por postar” está ultrapassada. As pessoas querem ver entretenimento de qualidade, informações úteis e interessantes, do contrário não faz sentido seguir uma página. Além do conteúdo orgânico, você pode investir nas redes sociais para conseguir mais conversões, ferramentas como o Facebook ADS podem ser muito bem exploradas para atrair o seu cliente ideal.

Conte uma boa história 

Sabe aquele comercial de televisão que só mostra o preço das coisas e diz o tempo todo para você comprar algo? Parece bem ultrapassado, não é? E de fato está! Hoje em dia, os produtos e serviços se vendem através de histórias, é isso que chama atenção e o que as pessoas gostam de ouvir e ver, é o chamado storytelling. Busque conectar os usuários ao seu negócio, gere identificação através de conteúdos de qualidade, com certeza, na hora de escolher entre a sua empresa ou a concorrente a emoção que o cliente sentiu ao se deparar com sua marca poderá pesar muito mais do que uma simples promoção.

Fique atento aos comentários 

Assim como no mundo off-line, no mundo on-line a famosa indicação boca a boca também seu valor. Porém, ela pode acontecer sem que o cliente que está indicando perceba. Por exemplo, ao comentar em uma postagem na sua página que seu serviço foi ótimo ou que  o atendimento superou as expectativas, pode despertar a atenção de um possível cliente e incentivar que ele também contrate o seu serviço. Assim como uma postagem negativa também pode tomar uma proporção grande e manchar sua reputação. Por isso, é importante ter um profissional responsável por monitorar os comentários não só das suas redes sociais, mas de sites do segmentos de turismo que possam ter a sua marca e, o mais importante, estar preparado para responde-los da maneira mais adequada, afinal, ninguém gosta de falar sozinho não é mesmo? Responda os comentários positivos, isso fará com que o cliente se sinta prestigiado e valorizado e também os negativos, mostre-se solidário ao problema e procure resolver de maneira cordial e eficiente, evitando possíveis desentendimentos.

Agora que você já sabe as dicas essenciais para o Marketing no segmento do turismo que tal colocar em prática e dar aquele up nos negócios? Se você tiver alguma dica para compartilhar, deixe aqui nos comentários, vamos adorar saber!

Euro Suite Campos do Jordão

Dan Inn Premium Campos do Jordão

Golden Park Campos do Jordão

Nacional Inn Campos do Jordão

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.