Grávida pode voar de avião? Dicas para viajar enquanto gestante

Tempo de leitura: 4 minutos

A gravidez é um período de mudança total na vida de um casal e principalmente na da mulher. Durante o período, principalmente se for a primeira vez, certas dúvidas surgem com relação ao o que ela deve ou não deve fazer durante a gestação. Uma das mais comuns é em relação à viagens de avião: a grávida pode ou não viajar de avião? Até quando? Quais as dicas? Tudo isso você ficará sabendo neste post especial!

Grávida pode viajar de avião?

A resposta é sim. Porém, existem algumas regras para que a viagem seja realizada: primeiro é necessário considerar a saúde da mulher, a do bebê e também as orientações do médico. Normalmente os voos são permitidos para grávidas que estão no primeiro ou segundo trimestre, ou seja: até 27 semanas (25 no caso de gêmeos), contanto que elas não tenham tido nenhuma complicação de saúde como sangramentos, pressão alta, diabetes ou outros tipos de doenças que requerem cuidados extras.

A maioria dos médicos recomenda que antes dos três primeiros meses, as gestantes evitem viagens de avião. Isso porque o período é o com maior chance de aborto e algumas mulheres sofrem com sonolências, enjoos e outros pontos que podem atrapalhar uma viagem longa.

As companhias, por padrão, liberam viagens para grávidas até o sétimo mês de gestação, desde que a empresa seja informada no momento da compra da passagem sobre a condição da mulher. Agora, algumas companhias permitem que gestantes com até oito meses façam a viagem, desde que apresentem um atestado médico.

Casos em que as gestantes não podem viajar de avião:

Algumas situações impedem que a gestante realize uma viagem de avião. Iremos listar algumas delas aqui: gestantes que tiveram partos prematuros anteriores, pressão alta, diabetes e diabetes gestacional, sangramentos de escape, mulheres que já sofreram abortos e gestantes com doenças que exigem acompanhamento intensivo.

Além disso algumas outras situações, caso não acompanhadas de atestado médico também são proibitivas: insuficiência placentária, propensão à formação de coágulos, anemia falciforme e anemia severa.

Uma outra restrição que poucas pessoas conhecem, é que não são em todas aeronaves que as grávidas podem voar. O recomendado é que elas evitem viajar em aeronaves pequenas e que não contam com cabines pressurizadas.

Dicas para gestantes que irão viajar de avião:

Agora que você já sabe quando e como pode viajar de avião durante a gravidez, confira algumas dicas para que sua viagem seja confortável e tranquila:

1 – Busque caminhar dentro do avião para melhorar a circulação do sangue no corpo.

2 – Use uma roupa confortável, principalmente para viagens mais longas.

3 – Mantenha o número do médico, do seguro e de alguém confiável sempre à mão.

4 – Leve itens e medicamentos permitidos na bagagem de mão.

5 – Descanse bem antes da viagem e embarque bem alimentada e hidratada.

6 – Faça uma refeição leve antes da viagem.

7 – Opte por sentar-se na poltrona ao lado do corredor, já que as grávidas costumam ir mais ao banheiro.

8 – Use meias de compressão prescritas pelo seu médico.

9 – Hidrate-se adequadamente durante o voo.

10 – Tenha na sua bolsa de mão algumas barras de cereais, frutas secas, bolachas integrais e outros itens leves e repletos em fibra para se alimentar.

 

A importância da escolha de um bom hotel:

Com a gravidez, além de uma viagem confortável você precisará se hospedar em um local que te proporcione tranquilidade e uma estrutura preparada para satisfazer suas necessidades. Para isso você não precisa se preocupar: é só confiar na Nacional Inn Hotéis e garantir sua hospedagem em um dos empreendimentos da empresa. Os hotéis da Nacional Inn possuem estrutura completa e equipe capacitada ao seu dispor. Além disso, o café da manhã repleto de opções saudáveis para sua gestação é cortesia. As unidades contam ainda com área de lazer para você relaxar juntamente com toda a família!

Confira os valores e faça já sua reserva em: www.nacionalinn.com.br

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.