BLOG NACIONAL INN 

Turismo em Poços de Caldas: o encanto das águas termais e dos cristais

Turismo em Poços de Caldas: o encanto das águas termais e dos cristais

É inegável que Poços de Caldas tem muito a oferecer aos visitantes. A cidade é um verdadeiro refúgio para quem busca sossego e diversão. E para que você conheça ainda mais, hoje vamos apresentar dois importantes negócios de turismo da terra mineira que envolvem muita história, luxo e sofisticação: as águas termais e os cristais.

Águas termais

A descoberta das fontes de águas aconteceu por volta de 1818, de acordo com registros históricos, antes mesmo da fundação da cidade, que só foi reconhecida como terra de Minas Gerais em 1872. Com o passar do tempo, as águas com características térmicas e sulfurosas foram ganhando notoriedade, chegando a serem conhecidas como “águas milagrosas”. Essa fama contribuiu para que, anos depois, fosse construído um dos principais pontos turísticos da cidade na época e também dos dias atuais: O Thermas Atônio Carlos. Inaugurado em 1931, o estabelecimento foi o primeiro termal do Brasil a oferecer esse tipo de serviço.

Mesmo depois de tanto tempo, o local continua muito bem conceituado e é destino certo para quem busca relaxar e renovar as energias. São mais de 30 atrativos para beleza, relaxamento e até esportes, como: manicure e pedicure, depilação, terapias holísticas, massagens, tratamentos faciais, saunas, medicina oriental, hidroginástica e natação. Se te deu vontade de tirar um dia para se cuidar e aproveitar muito esse ponto histórico da cidade, é só comparecer à Rua Junqueiras, s/n , no Centro.

Os cristais

Em meados da década de 1940, os jogos de aposta foram proibidos no Brasil, e o Cassino, uma das principais fontes de movimentação da economia da cidade teve que fechar. Com isso, foi necessário se reinventar e surgiu espaço para uma nova tradição para Poços de Caldas: os cristais. Os fabricantes são descendentes de famílias de vidreiros artísticos oriundos da Ilha de Murano, na Itália. Atualmente, a cidade conta com quatro fábricas de cristais: Bonora, Veneza, São Marcos e Ca’D’oro, sendo que as duas últimas são abertas à visitação do público.  Os cristais são peças decorativas com muita personalidade e os de Poços de Caldas podem ser considerados ainda mais especiais, pois contam com a mistura entre a criatividade mineira e arte milenar italiana, verdadeiras obras de arte.

Há peças de cristal para todos os gostos e bolsos, os produtos vão dos simples aos sofisticados. Quem optar por, além de comprar, conhecer de perto o processo de fabricação pode conferir como esses são tirados dos fornos e moldados pelos artesãos, depois resfriados e expedidos. Essa arte milenar com origem na Europa está consagrada também em Poços de Caldas e ocupa lugar definido na vanguarda da decoração de bom gosto com peças que vão do design clássico ao moderno e inovador.

Separamos os endereços para que você possa conferir essas maravilhas de perto. A Bonora fica localizada na Avenida João Pinheiro, nº 414. A Cristais Ca’D’oro possui dois endereços: Avenida João Pinheiro, nº 1919 ou Rua Assis Figueiredo, nº 1369. Se você deseja conhecer às lojas da Cristais São Marcos, elas ficam na Avenida João Pinheiro, nº 1340, Praça Pedro Sanches, nº 315 ou na Avenida Silvio Monteiro dos Santos, nº 3600. Por fim, a Cristaleira Veneza encontra-se à Rua Mansur Frayha, nº 611.