5 razões para visitar Sorocaba

Tempo de leitura: 4 minutos

Localizada no interior do Estado de São Paulo, a cidade de Sorocaba se destaca por seu forte comércio e por ser um importante polo industrial brasileiro.

A cidade também faz parte do chamado Complexo Metropolitano Expandido, juntamente da Baixada Santista e da Região Metropolitana de Campinas.

Além de todo seu aparato industrial e comercial, Sorocaba chama a atenção por seus pontos turísticos, que se juntam às razões para se visitar Sorocaba.

Com um dos melhores IDH do interior de São Paulo, a cidade é destaque também no setor de sustentabilidade e por entrar na lista de cidades mais bem desenvolvidas e estruturadas de todo o país.

Como já foi mostrado mais acima, há diversos motivos para se visitar Sorocaba, com seus locais de ótima infraestrutura, foco em sustentabilidade e ecoturismo e ótimo comércio.

5 locais para conhecer em Sorocaba

Museu da Estrada de Ferro

5 razões para visitar Sorocaba

Inaugurado no ano de 1997, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana veio para fazer parte da lista de museus voltados ao setor ferroviário, algo bastante importante para o patrimônio histórico do nosso país.

O museu está situado em um imponente casarão de estilo inglês e encontra-se bastante conservado. Tem um importante acervo mobiliário, de maquetes, projetos e documentos da época da estrada de ferro sorocabana.

Atualmente, o museu está sob a administração da prefeitura da cidade.

Parque Natural Água Vermelha

Um dos parques naturais mais importantes do turismo ecológico do nosso país.

O Parque Natural Água Vermelha conta com cerca de 20 mil metros de área verde preservada, com uma enorme variedade de plantas de diferentes espécies, árvores frutíferas e lagos.

Extremamente bem preservado e administrado, tem em sua estrutura áreas de lazer como:

  • Anfiteatro
  • Playground
  • Aquário
  • Biblioteca com grande variedade de livros
  • Lanchonetes

Também oferece programação voltada para educação, como cursos de jardinagem e reciclagem de materiais, tanto para crianças como para adultos.

Além de todas essas opções de lazer, ainda há um espaço inclusivo chamado “Jardim Sensorial”, voltado para pessoas com algum tipo de deficiência sensorial, um grande destaque para o turismo de Sorocaba.

Museu Histórico Sorocabano

Com mais de mil e quinhentos itens em seu acervo, o Museu Histórico de Sorocaba é um passeio obrigatório para quem está na cidade.

Todos os objetos que o museu tem contam uma história de um tempo diferente da cidade de Sorocaba. Ele está localizado em um incrível casarão que antes era de taipa, construído por pessoas que eram escravizadas em tal época, por volta de 1870.

Todas as peças que estão à mostra no museu têm personalidade e contam histórias de um tempo bem diferente dos nossos dias atuais.

O Museu Histórico foi aberto ainda na década de 1950, e nos anos 1960, a prestigiada família Prestes de Barros doou à prefeitura de Sorocaba o casarão onde hoje está instalado o acervo.

O Museu fica dentro da área do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, outro importante ponto turístico da cidade de Sorocaba.

Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

5 razões para visitar Sorocaba zoo

O segundo maior zoológico do Brasil em número de espécies, o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros é um dos pontos turísticos mais badalados de Sorocaba.

Supervisionado por ONGs internacionais e entidades da área da preservação e bem-estar animal, o zoológico recebe dezenas de visitantes todas as semanas do mês.

Uma ótima dica de passeio em família, o zoo está em uma área com mais de cento e trinta mil metros quadrados. Em suas dependências, diferentes espécies de animais vivem e estão à mostra dos turistas.

Apresenta também algumas espécies que estão sob ameaça de extinção. Dessa forma, o Zoológico Quinzinho de Barros se tornou uma referência em boa estrutura, administração e cuidado com a preservação dos animais.

Parque Natural Chico Mendes

5 razões para visitar Sorocaba parque

Inaugurado ainda nos anos 1970, o Parque Chico Mendes é um ótimo espaço para se estar com a família, ou solo, e se reconectar com a natureza.

A vegetação do Parque é de Mata Atlântica natural, e há diversas trilhas ecológicas para se fazer. Há diversos eucaliptos espalhados por boa parte do parque.

Uma boa razão para visitar Sorocaba é perceber que uma grande parte de seus pontos turísticos está localizada em áreas ecológicas.

Razões para visitar Sorocaba: considerações finais

Com tantos pontos turísticos ecologicamente corretos, boa fama e segurança oferecida a seus turistas e moradores, este texto mostrou que há diversas razões para visitar Sorocaba.

Além das questões turísticas, Sorocaba é um ótimo local para se iniciar ou expandir negócios, tudo isso por conta de seu forte comércio.

Ao visitar a cidade, dê preferência para se hospedar em um hotel da rede Nacional Inn, para que sua estada seja de conforto e qualidade nessa famosa na região.

Oferecendo diversos serviços essenciais e de lazer aos seus hóspedes, o Nacional Inn Sorocaba também se destaca por conta do bom custo-benefício de seus pacotes de viagem.

Compartilhe conosco seu comentário sobre razões para visitar Sorocaba e como foi a sua estadia. Até mais!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.