Cataratas do Iguaçu: um dos maiores eventos naturais do mundo

Tempo de leitura: 5 minutos

As Cataratas do Iguaçu são reconhecidas como a maior e mais exuberante atração da América do Sul, sendo considerada entre as sete novas principais maravilhas do planeta, conforme a publicação especializada em turismo Travellers´ Choice 2022 – Best of The Best do site @tripadvisor.

Esse título é oferecido com base nas avaliações de viajantes do mundo inteiro, sendo importante destacar que dois terços das Cataratas pertencem à Argentina.

Vamos conhecer um pouco dos assuntos relacionados as Cataratas do Iguaçu.

A descoberta das Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu: um dos maiores eventos naturais do mundo

Um dos maiores Pontos turísticos Foz do Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu têm uma história quanto a sua descoberta, e o percurso para alcançar destaque de turismo e reconhecimento como uma maravilha natural que vale a pena conhecer.

Há cerca de 200 mil anos a bacia do rio Paraná sofreu um acidente geográfico provocando um desnível do terreno e que originou as Cataratas, explicada por uma precipitação de mais de 80 metros de altura, com o volume de águas originado do encontro dos rios Iguaçu e Paraná.

Com 2.700 metros de largura, sendo que 800 desses no lado brasileiro, as Cataratas possuem 275 quedas.

Em 1541 foi batizada pelo explorador Àlvar Nuñes Cabeza de Vaca, que inicialmente impactado pela exuberância do espetáculo que descobriu, a batizou com o nome de Santa Maria.

A fundação do Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu

Quando se buscam dicas de viagem a Foz do Iguaçu as Cataratas do Iguaçu são um destino indicado.

É importante saber que essa maravilha natural está localizada no Parque Nacional do Iguaçu, que apresenta diversas atrações incríveis e que efetua um trabalho de proteção ambiental importante para a região.

No ano de 1939, o governo do presidente Getúlio Vargas, criou esse parque, sendo um projeto apresentado por um importante engenheiro da época, André Rebouças, que se baseou na criação realizada pelo governo dos Estados, que havia criado o Parque Nacional de Yellowstone.

Atualmente conta com mais de 185 mil hectares de florestas e atrações incríveis, que é um santuário ecológico que abriga quase 300 espécies de árvores, 550 tipos de aves, 120 classes de mamíferos, 79 de répteis, 55 de anfíbios e 635 de borboletas.

Um colosso que encanta a todos que o visitam.

Importância desse monumental colosso da natureza

imponência de um dos maiores eventos naturais do mundo

As Cataratas do Iguaçu são consideradas um patrimônio da humanidade e exerce uma importância quanto a preservação ambiental em grandes proporções na região em que está localizada.

Têm um destaque quanto a geração de renda com um impacto impressionante do turismo na região, com turistas de todo o planeta e mais recentemente com o aumento de fluxo de turistas nacionais.

Isso gera grandes arrecadações de recursos e garante a empregabilidade de trabalhadores locais e de outros Estados e até dos países limítrofes.

Sua importância está consolidada numa fonte permanente de recursos naturais que atraem milhões de turistas ao longo do ano.

Um destino bastante importante

Ao escolher o que fazer perto de Foz do Iguaçu as Cataratas são sempre a prioridade entre os passeios na região.

Em 2012 recebeu o destaque de inclusão entre as sete Maravilhas da Natureza, concedida pela Fundação New Seven Wonders, que concedeu o título para ser compartilhado entre Brasil e Argentina.

Nesse mesmo ano outra maravilha do Brasil foi incluída nessa nova lista, assim as Cataratas e a Amazônia passaram a manter o Brasil com duas colocações nessa classificação, sendo um título concedido a um único país no planeta que possui dois destaques entre as sete maravilhas do mundo.

Acesso às Cataratas do Iguaçu

Usar roupas e tênis, confortáveis para caminhar, levar garrafas d’água para hidratação, sanduíches, uma roupa de banho para desfrutar de um bom mergulho e bastante tempo disponível para curtir o que for possível.

Proteger câmeras de celular e maquinas fotográficas é importante para evitar que molhem com chuviscos das quedas d’água.

Os melhores meses para visitar o local são entre outubro e março, por serem os períodos em que as quedas d’água estão mais abundantes.

O acesso é pago através da entrada do Parque Nacional do Iguaçu, com ingressos adquiridos no site do parque.

Atrações em dois países

Brasil e Argentina possuem passeios incríveis proporcionados pelas belezas das Cataratas.

No Brasil é possível conhecer o Parque das Aves e o Macuco Safari, já na Argentina é possível apreciar a Garganta Del Diablo, o passeio do Trem Ecológico da Selva e o Paseo de Luna Llena (Passeio de Lua Cheia).

Em ambos os lados é possível praticar esportes radicais e percorrer trilhas, desbravando belezas incríveis.

Considerações finais: Cataratas do Iguaçu e turismo

As Cataratas do Iguaçu são o ponto alto da cidade, porém existem diversas opções de lazer e passeios de todos os tipos que irão agradar a todos que visitam Foz do Iguaçu.

E quanto aos melhores hotéis da região Sul Foz do Iguaçu possui três ótimas indicações para uma hospedagem com excelente custo-benefício que são o Nacional Inn Foz do Iguaçu, o Golden Park Internacional e o Dan Inn Express todos prontos para oferecer o melhor para sua hospedagem.

Não se esqueça de deixar seu comentário sobre Cataratas do Iguaçu.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.