Lugares alternativos para conhecer em Porto Alegre

Tempo de leitura: 6 minutos

A capital gaúcha reúne opções para todos os gostos, personalidades e ainda oferece os mais diversos tipos de passeio. Não se engane, Porto Alegre não se resume apenas em caminhadas nos parques, na orla às margens do Guaíba, a passeios culturais e a restaurantes requisitados. 

A cidade oferece muito alternativas que vão além de tudo isso, seja através do esporte, do entretenimento, da gastronomia ou qualquer outra opção para quem deseja uma viagem marcante. E claro, para quem quer descobrir novos lugares que ficam fora da tradicional rota turística de Porto de Alegre. 

Acompanhe agora os melhores lugares que selecionamos para você aproveitar uma viagem atípica, seja sozinho, acompanhado de amigos, da família ou do (a) namorado (a).

Que tal um tour cervejeiro completo pelo 4º Distrito?

O 4º Distrito é um trecho entre os bairros São Geraldo e Anchieta, na Zona Norte de Porto Alegre. O local se tornou polo de cerveja artesanal reconhecido mundialmente, sendo um grande atrativo para turistas de diversos lugares do globo. O mais curioso é que essa construção se deu início em 2010, e hoje, Porto Alegre já possui 25 estabelecimentos do tipo. 

Cada um deles oferece um tipo de bebida, e claro, um tipo de experiência, perfeito para quem está indo acompanhado, já que o ambiente agrada todas as pessoas, com gostos e paladares distintos. Todos eles oferecem aos turistas um copo de 100ml para degustação. E vale lembrar que todas as opções estão à venda, direto da fonte com o produtor.

Infelizmente, o local não é muito conhecido, porém, como citado acima, a cerveja e a experiência oferecida pelo 4º Distrito é reconhecida no mundo todo. As visitas são bastante organizadas, muitos turistas entram em contato direto com um dos cervejeiros para conhecer melhor o ambiente, já outros, aproveitam os eventos oficiais do local para degustar tudo aquilo que o 4º Distrito tem a oferecer. 

Um piquenique sempre cai bem! E o jardim do Dmae é o local perfeito para isso:

Um local inusitado, e que exala beleza, é o jardim do DMAE! O ambiente faz parte do complexo de prédios da sede administrativa do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), e por isso, é o local onde muito moradores de Porto Alegre nunca visitaram, já que não esperam ter um ponto tão admirável no espaço e ainda, desconhecem as visitações que acontecem com frequência no local. Ele se encontra no centro do Moinhos de Vento, espaço onde de encontra outro ponto turístico da cidade, o famoso Parcão.

Jardim da Estação de Tratamento de Água do Moinhos de Vento

Endereço: Rua 24 de Outubro, 200 – Moinhos de Vento

Horário de funcionamento: de segunda a segunda, das 8h às 19h

Contato: Através do e-mail jardimdmae@dmae.prefpoa.com.br

 

Essa é para quem gosta de aventura! Saiba mais sobre a trilha até o topo do Morro do Osso:

Localizado em um topo de 143 metros de altura, o Parque Natural Morro do Osso é considerado uma unidade de conservação de Porto Alegre. O local que é protegido por lei se encontra no bairro Ipanema, na Zona Sul. De cima do topo, os turistas são capazes de ver uma das vistas mais bonitas da cidade, que exibe o interior e as belezas exuberantes da fauna e da flora do local. No total, são 27 hectares de área natural.

 

Parque Natural Morro do Osso

Endereço: Rua Irmã Jacomina Veronese, 170 – Ipanema

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18h

Contato: (51) 3263-3769 e 3289-5071

 

E para quem quer relaxar e aproveitar um bom entretenimento? Temos também! Conheça o complexo da Vila Flores:

Formado por três edificações e um pátio, distribuídos em um terreno de cerca de 1.415 m2, o Vila Flores é um conjunto arquitetônico construído pelo engenheiro-arquiteto José Franz Seraph Lutzenberger, entre os anos 1925 e 1928. 

O local possui diversos tipos de entretenimentos, como exibições de filmes, show, peças teatrais, oficinas, exposições de artes, práticas de esportes e muito mais. E o melhor de tudo, é todas as atrações são gratuitas e os locais são muito aconchegantes, com o objetivo de receber os turistas da melhor forma.

E vale ressaltar que o complexo da Vila Flores possui como principal foco o empreendedorismo criativo, a educação e a cultura!

 

Complexo Arquitetônico Vila Flores

Endereço: Rua Hoffmann, 447 – Floresta

Horário de funcionamento: todas as terças, das 14h às 19h, e nos dias de eventos, conforme a agenda de atividades

Contato: (51) 3265-1600 ou através do e-mail vilaflorespoa@gmail.com

 

Uma volta pelo Caminho dos Antiquários

Muito conhecido como sendo um shopping a céu aberto, o Caminho dos Antiquários possui diversas galerias de arte, brechós, lojas de antiguidades com relíquias e diversos outros objetos próprios para quem gosta de coleções! 

Se você deseja visitar o local, uma dica imperdível é comparecer aos sábados, dará que acontece a Feira do Caminho dos Antiquários, montada na rua, entre a Fernando Machado e Demétrio Ribeiro, até a Praça Daltro Filho. Ali se reúnem diversos expositores de artesanato, artes plásticas, roupas, jóias e artigos para decoração.

 

Feira do Caminho dos Antiquários

Endereço: na última quadra da Rua Marechal Floriano Peixoto, entre as ruas Demétrio Ribeiro e Fernando Machado – Centro Histórico

Horário de funcionamento: aos sábados, das 10h às 15h30, exceto em dias de chuva

Contato: (51) 3224-2889 ou através do e-mail caminhodosantiquarios@gmail.com

 

Hospede-se no coração de Porto Alegre

O Hotel Nacional Inn de Porto Alegre se encontra em uma localização perfeita para quem quer ficar próximo ao centro, possui um excelente café da manhã e ótimo custo benefício.

Hospedando-se no nosso hotel, você está próximo ao Complexo Santa Casa, que está convenientemente localizado no centro de Porto Alegre, a 1,5 km da Estação de Metrô Mercado. A propriedade dispõe de recepção 24 horas e restaurante. O Wi-Fi gratuito está disponível e o estacionamento privativo pode ser providenciado por um custo extra.

Todos os quartos estão equipados com móveis contemporâneos e decorados em cores neutras. Todos incluem TV a cabo.

Além disso, o Nacional Inn Porto Alegre está próximo ao Complexo Santa Casa fica a 1 km da Catedral Metropolitana e o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Salgado Filho, a 6 km de distância. Confira agora outros pontos que se encontram próximos ao Hotel:

Mercado Público Central de Porto Alegre: menos de 1km do hotel

Praça da Matriz: a 0,4 km do hotel

Universidade Federal do Rio Grande do Sul: a 0,4 km do hotel

Museu de Arte do Rio Grande do Sul: a 0,6 km do hotel

Cais Mauá: a 0,7 km do hotel

Teatro São Pedro: a 0,8 km do hotel

Palácio Piratini: a 0,8 km do hotel

Nacional Inn Porto Alegre

Dan Inn Porto Alegre

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.