Viagem de trem de Belo Horizonte a Vitória

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Seja curtindo as praias capixabas, viajando a negócios ou simplesmente passeando, o trem de passageiros que liga os estados de Minas Gerais e Espírito Santo é uma boa opção para quem prefere fugir do trânsito e das curvas perigosas da BR-262.

A Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) está em operação desde 1907 e faz o traslado de mais de 1 milhão de passageiros por ano. O trajeto liga as capitais de Minas Gerais (Belo Horizonte) e Espírito Santo (Vitória) diariamente e tem duração de 13 horas. A rota cobre um total de 664 km por via férrea. Este meio de transporte é muito procurado até mesmo pelos turistas nas pequenas cidades onde o vagão para.

O Trem de Minas

O trem em que os passageiros viajam foi importado da Europa e substituiu o antigo desde 2014. Hoje são 56 trens no total, 10 na classe executiva e 30 na econômica. Os outros vagões são serviços de restauração, cantina e gerador. Existe também um vagão que só é adequada para cadeirantes e pessoas com mobilidade diminuída.

Existem diferenças entre as classes. Por exemplo, na classe econômica os viajantes podem desfrutar de cadeiras ativados mecanicamente com design ergonômico, tomadas de parede individuais (extremamente convenientes para carregar telefones celulares, por exemplo) e monitores de vídeo.

No executivo, a experiência é muito aprimorada, com cadeiras mais largos e reclináveis ​​pneumaticamente, som e iluminamento individuais, sistema de som com opções de canais, apoios para os pés e também tomadas individuais. Você pode utilizar o serviço de bordo com café da manhã, desjejum e jantar.

Tempo da viagem no Trem de Minas

A viagem de 13 horas não parece uma viagem tão longa, dadas as belas vistas da janela do trem. Nosso Sudeste tem belas paisagens, com rios, montanhas e matas virgens que se estendem até perder de vista. No entanto, você deve estar preparado mental e fisicamente para longa jornada.

Por quais estações o Trem de Minas passa?

Todos os dias às 7h um vagão sai de Cariacica na região metropolitana de Vitória (Espírito Sagrado) e chega a Belo Horizonte (Minas Gerais) por volta das 20h10. No sentido contrário, a saída da capital mineira está marcada para as 7h30 e termina às 20h30 na cidade do Espírito Santo.

Atualmente, existem 30 paradas na rota. Cada operação é realizada rapidamente, pois é apenas para embarque e desembarque de passageiros.

Onde adquirir passagens

Os bilhetes podem ser adquiridos para viagens em classe econômica ou classe executiva. Os preços partem de R$ 70,00 na classe mais básica e vão até R$ 105,00 na classe executiva (recomendamos que consulte os preços), podendo variar de acordo com o horário. As vagas devem ser reservadas com antecedência no site.

Mudanças devido à epidemia

Devido à pandemia de Covid-19, de acordo com as orientações de saúde pública, foram implementadas algumas medidas de segurança antes da compra de bilhetes no site e estas devem ser aceites.

Entre novas regras, as cadeiras gratuitas só poderão ser reservadas sete dias antes do dia da viagem, e não será possível comprar ingressos na bilheteira nesse dia.

O acesso também é restringido para garantir o distanciamento social dentro do vagão. As cadeiras são evidenciadas e só são permitidos lugares vagos para garantir uma distância segura entre os viajantes.

Durante as viagens, a circulação interna dos passageiros está limitada à viatura em que se encontram sentados, não estando presentemente em serviço a carruagem restaurante. Nesse caso, os pedidos de refeição serão servidos para você. Além disso, apenas uma mala e uma bagagem de mão também são autorizadas por passageiro.

E claro o uso de máscara é obrigatório tanto nas estações quanto durante o trajeto e a recomendação é trocá-la a cada duas horas álcool em gel está disponível em todas as áreas e a temperatura dos passageiros é medida antes do embarque.

Com a atual regressão da pandemia algumas medidas foram afrouxadas, ainda assim vários dos cuidados acima são recomendados.

Onde se hospedar em Belo Horizonte

O Hotel Nacional Inn Belo Horizonte é um hotel localizado na cidade de Belo Horizonte, O hotel oferece acomodações modernas e confortáveis para viajantes a negócios ou lazer. Possui quartos duplos, triplos e apartamentos, todos equipados com ar-condicionado, TV a cabo, Wi-Fi gratuito e banheiro privativo.

Além disso, o hotel oferece um restaurante, salão de jogos, academia, piscina e solário. O Nacional Inn Belo Horizonte está localizado perto de várias atrações locais, como o Shopping Cidade, o Parque Municipal, a Praça da Liberdade e a Estação Ferroviária Central.

Está a poucos minutos de carro do Aeroporto Internacional de Confins e próximo às principais rodovias da cidade.

 

Deixe um comentário