12 pontos para Turismo em Sorocaba

Tempo de leitura: 6 minutos

Sorocaba é uma cidade localizada a 97 km da capital paulista e que apresenta um crescimento considerável em sua região, sendo referência de desenvolvimento e de grandes oportunidades. Por isso, vamos falar sobre turismo em Sorocaba com várias dicas.

Inclusive, o crescimento do município não devastou os diversos atrativos turísticos naturais. Sorocaba se preocupa com a preservação de florestas. Por isso, a área se tornou  interessante para quem deseja curtir a natureza e a tranquilidade do campo.

turismo em Sorocaba

É um local muito rico em atrações culturais e com uma infraestrutura bastante completa. Vários parques fazem dessa cidade uma joia para quem deseja ter momentos de descontração ao ar livre. A cidade tem uma característica importante em termos de deslocamento urbano: tem 127 km de ciclovias que cortam a cidade. Desse modo, viabilizando uma melhor qualidade de vida a todos os moradores e turistas.

São muitas as oportunidades de turismo em Sorocaba, e neste artigo, apresentaremos 12 destaques dessas atrações para que você possa conhecer melhor esse importante destino do estado de São Paulo.

12 dicas de Turismo em Sorocaba incríveis

1.  Jardim Botânico Irmãos Villas Boas

Essa é uma dica de turismo em Sorocaba bastante interessante para quem aprecia a natureza e o contato com espécies raras da flora brasileira e internacional.

turismo em Sorocaba

O Jardim Botânico tem por objetivo ser um centro de preservação e conservação da biodiversidade, oferecendo à população e aos turistas uma área de beleza e tranquilidade essenciais para recompor a saúde mental e física de todos. Possui, ainda, um orquidário e um palacete de cristal belíssimo, abrigando exposições e jardins de diversos tipos.

2.    Parque das Águas

O Parque Maria Barbosa Silva, ou Parque das Águas, é uma excelente dica de turismo em Sorocaba.

Possuindo uma extensa área de 160 km², ela representa um imenso local de lazer para todos os gostos e todas as idades. Com pistas de caminhadas, skate, ciclovia, quadras de esportes e campos de futebol é uma área incrível de convivência.

Há, também, uma extensa área de Mata Atlântica e de Cerrado e um lago com fontes.

3.     Fazenda Ipanema

O turismo em Sorocaba também oferece o turismo rural, e um destaque é a Fazenda Ipanema, que fica a 15 km da cidade, considerada uma Unidade de Conservação Federal da Biodiversidade.

turismo em Sorocaba

É possível acompanhar monitores que guiarão os turistas por visitas a monumentos, além da possibilidade de usar trilhas de caminhadas ou de ciclismo. É um local rico em Mata Atlântica preservada.

4.     Palácio dos Tropeiros

O turismo em Sorocaba dispõe de acesso para conhecer uma importante atividade da região, que foram os tropeiros que circulavam por lá.

O Palácio dos Tropeiros é a sede do Governo e tem uma arquitetura moderna e arrojada, que estabelece uma relação com o desenvolvimento de Sorocaba. Além disso, possui um lago com nascente própria, o que o distingue de outros locais.

5.     Museu Estrada de Ferro Sorocabana

Entre as dicas de turismo em Sorocaba não pode ficar ausente o Museu que está instalado em uma residência da década de 1910, com exposição de móveis, maquetes e projetos, além de equipamentos relacionados à ferrovia.

turismo em Sorocaba

Essa estrada de ferro ligava a cidade à capital do estado, sendo de vital importância para transportar a produção têxtil da cidade.

6.     Igreja Sant’Ana e Mosteiro de São Bento

Esses são dois destinos imperdíveis de turismo em Sorocaba.

Construídos em 1654 por escravos, ambos mantêm as estruturas originais de sua construção que, por si só, já vale a visita.

A riqueza de detalhes e a suntuosidade de suas construções são um espetáculo à parte. Porém, devido à deterioração do tempo, o interior do Mosteiro está sendo recuperado.

7.     Kasato Maru

Esse parque representa uma homenagem à importante imigração japonesa no Brasil, que ocupou a região de Sorocaba.

Com projeto arquitetônico e paisagístico que contêm os principais aspectos da cultura japonesa e de sua religião, Kasato Maru pode ser considerado um pequeno Japão.

Com extensa área verde, dispõe de pontes e de um lago, além de pista de caminhadas e detalhes incríveis no parque.

8.     Fábrica Nossa Senhora da Ponte

Essa fábrica têxtil foi fundada em 1881 e é de grande importância para a economia de Sorocaba.

A base industrial da cidade fortaleceu seu desenvolvimento, marcando, desde sempre, a sua vocação para a produção industrial e o bem-estar de sua população, alavancando seu protagonismo na região.

Ela faz parte de um complexo têxtil e o conjunto arquitetônico local é uma raridade que deve ser apreciada com bastante atenção.

9.     Catedral Metropolitana

Tem seu nome de Nossa Senhora da Ponte, padroeira de Sorocaba, e é a sede da Arquidiocese da cidade. A Catedral Metropolitana passou por diversas fases de construção, iniciando em 1771 e terminando em 1946.

A imagem da santa foi recebida diretamente de Portugal, que tem a tradição de venerá-la em suas terras lusitanas. Também é importante observar que em sua fachada há imagens dos apóstolos Mateus, Marcos, Lucas e João, além dos anjos da Salvação e do Silêncio.

10.   Parque Natural Chico Mendes

É um parque voltado àqueles que preferem a prática esportiva diversa. O Parque Natural tem uma ótima estrutura para churrascos e brinquedos que atraem adultos e crianças, principalmente por ter grande cobertura vegetal, gerando um ambiente agradável e refrescante.

Turismo em Sorocaba

A vegetação predominante é de eucaliptos e de cerrado, sendo oferecidas, ainda, pistas de caminhadas e trilhas pelo interior da mata existente. Assim, você pode se exercitar e se alimentar bem.

11.   Fábrica Santa Rosália

Fundada em 1890, é a antiga fábrica de tecidos na cidade, exercendo um papel fundamental para a economia regional durante o período em que funcionou.

Integrada à estrada de Ferro, a fábrica tem uma importância enorme quanto à sua estrutura arquitetônica preservada por um tombamento do Patrimônio Histórico.

Atualmente, ele é sede de um supermercado que possui o atrativo de estar em uma instalação que merece ser apreciada por seus detalhes e pela importância que teve para a região, que, em tempos de produção ampla, chegou a empregar 8 mil trabalhadores.

12.   Museu de Arte Contemporânea

Com foco em ampliar a cultura e a educação com a divulgação das artes visuais na cidade, o MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba – privilegia a inclusão de acesso a todos que tenham interesse em conhecer e aumentar seus conhecimentos culturais.

Ele está anexado à Estação Ferroviária, que visa aproximar seus visitantes de uma visão complementar da arte em todo o seu alcance.

Considerações finais sobre turismo em Sorocaba

Várias atrações disponíveis fazem o turismo em Sorocaba ser bastante interessante, pois, além de ser um local com grande desenvolvimento econômico, é possível estar em contato com excelentes destinos.

Caso você decida se hospedar em Sorocaba, indicamos duas excelentes opções: o Hotel Nacional Inn e o Dan Inn que certamente poderão oferecer o que há de melhor em conforto e qualidade.

Você também pode dar sua opinião sobre melhores pontos para turismo em Sorocaba. Assim, poderemos sempre contribuir para atender às suas expectativas ao conhecer a região.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.