História de Curitiba: conheça tudo aqui

Tempo de leitura: 4 minutos

Um dos destinos mais visitados e elogiados do Sul do nosso país, Curitiba, tem uma história rica que contribui para seu legado e como exemplo para outros lugares.

Com os mais importantes hotéis de alto padrão no Brasil, pontos turísticos e cidade de infraestrutura moderna quase beirando a perfeição, Curitiba não brinca em serviço quando o assunto é ter o turismo mais competente e consciente do Brasil(excelente para casal).

A cidade é especial a qualquer hora do dia

A experiência que é vivenciada em seus pontos turísticos é algo que faz com que os visitantes resolvam voltar à cidade em curto espaço de tempo.

A infraestrutura de toda a região de Curitiba é praticamente algo único de se ver em toda a América Latina, nenhuma outra cidade é tão competente nesta área como ela.

Seus pontos turísticos fazem parte de diferentes áreas do entretenimento, ecológico, teatral, ao ar livre, musical, gastronômico e etc.

Logo, funcionam em horários diferentes, então caso você vá a cidade saiba que os passeios turísticos em Curitiba tanto podem ser feitos à luz do dia, ou à noite.

Significado de seu nome

Capital do Estado do Paraná, Curitiba, tem o significado de seu nome retirado da língua Guarani ” Kur yt yba” que quer dizer ” Grande quantidades de pinheiro, pinheirais”.

Quando pessoas chegaram nas terras que hoje é a cidade, havia uma abundante quantidade de Araucaria angustifolia, sua forma na fase adulta lembra uma taça.

Sua semente é o Pinhão, fonte rica em proteína e atualmente fruto bastante utilizado em pratos da culinária regional paranaense.

Como tudo começou em Curitiba

História de Curitiba: conheça tudo aqui

 

Seu primeiro nome foi Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no ano de 1693, só em 1721 que a cidade ganhou o nome que continua até os dias atuais, Curitiba.

O início da existência da cidade foi atingido por períodos de extrema pobreza, as coisas mudaram para melhor com a chegada do Tropeirismo, seu comércio cresceu e se consolidou com os tropeiros que passavam pela cidade.

A chegada de moradores estrangeiros

História de Curitiba: conheça tudo aqui

A imigração de povos estrangeiros foi uma enorme aliada do crescimento populacional de Curitiba.

A cidade recebeu imigrantes vindos da Ásia e do Continente Africano, mas a grande maioria era de alguns países do continente europeu.

Alemães, franceses, poloneses, ucranianos e outros, são a maioria das nacionalidades estrangeiras que habitaram e criaram raízes em Curitiba.

Não só os povos estrangeiros, mas também os nordestinos e nortistas rumaram para a capital do Paraná, lá, ajudaram não só no avanço populacional, mas também somaram na cultura regional.

Pontos turísticos curitibanos

Os locais de visitação em Curitiba vão desde trilhas e passeios ecológicos até boates, bares e restaurantes badalados. A noite curitibana é cheia de vida!

Se você está em Curitiba, e o que fazer na cidade não vem a sua mente, vamos te apresentar alguns pontos turísticos:

Centro Histórico

História de Curitiba: conheça tudo aqui

Foi aí onde tudo começou, o Centro Histórico de Curitiba mantém seus prédios históricos muito bem conservados.

Suas ruas de pedras recebem visitantes de diferentes partes do mundo. Bares, restaurantes de culinária tradicional dividem espaço na antiga Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Jardim Botânico

Nos últimos anos, o cartão postal de Curitiba é o seu belíssimo Jardim Botânico com sua imponente estufa de vidro.

A estufa foi inspirada no Palácio de Cristal da cidade inglesa de Londres, diferentes espécies de plantas e flores dividem espaço nesta estufa.

Ópera de Arame

Outro cartão postal curitibano é a Ópera de Arame, um importante reduto de música e artes na capital do Paraná.

Museu Oscar Niemeyer

Outra opção de visitas de encher os olhos é fazer um passeio pelo Museu Oscar Niemeyer, um dos mais importantes espaços de arte do Brasil.

Seu jardim mantém esculturas artísticas que podem ser vistas de perto, e seu acervo vai desde Tarsila do Amaral, Portinari até obras do próprio Niemeyer.

Considerações finais: história de Curitiba

A experiência de visitar a cidade de Curitiba, passa pelo conhecimento de sua história e cultura, seus pontos turísticos e o conforto de sua hospedagem.

O hotel é uma parte de grande importância durante nossa viagem, é necessário se hospedar em locais modernos e aconchegantes.

Em Curitiba há diversos hotéis do Grupo Nacional Inn , um dos mais tradicionais do país, conhecidos por ótimo custo-benefício e boa infraestrutura.

O Dan Inn Curitiba , Nacional Inn Torres  e o Nacional Inn Estação  são ótimas opções para aquela viagem mais curta, mantém ótimos quartos e serviços essenciais e de lazer.

Em Curitiba, além do Dan Inn e os outros dois citados, ainda há o clássico Hotel Victoria Villa Curitiba, com fachada e estrutura interna de encher os olhos, e o Golden Park Curitiba.

Compartilhe sua experiência e outras curiosidades sobre história de Curitiba, quais locais você visitou? E em qual hotel você decidiu se hospedar? Deixe seu comentário e até mais!

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.