Onde fica Curitiba no Brasil?

Tempo de leitura: 5 minutos

Saber onde fica Curitiba no Brasil é uma questão fundamental para entender seu posicionamento e as possibilidades que podem surgir para uma visita e hospedagem a esse local.

A cidade está localizada na região Sul do País, que possui mais dois estados: Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essa região tem grande influência da colonização europeia, que se estabeleceu com o passar dos anos e exerceu um padrão de sociedades bem específicas e diferenciadas em relação as demais regiões do Brasil.

Isso se nota pelas construções, hábitos e tradições locais, além de uma educação bastante característica observada nessa região. Além disso, a  proximidade com países da América Latina também trouxe uma condição de rica cultura que fez a região se destacar bastante.

Agora, vamos dar mais detalhes de onde fica Curitiba no Brasil para que possa ser um importante indicativo para organizar uma visita a essa importante capital do estado do Paraná.

Onde fica Curitiba no Brasil: todos os detalhes

Onde fica Curitiba no Brasil?

O Brasil possui cinco regiões geográficas, que possuem 26 estados e o Distrito Federal, onde se localiza a capital do país. E a região sul abriga três estados brasileiros, dentre eles o Paraná, que é onde fica Curitiba no Brasil, sendo ela a capital desse estado.

Paraná fica localizado ao norte dessa região, sendo o único dos três estados que compõem a região sul que faz divisa com estados de outras regiões brasileiras, como o Centro Oeste, com o estado de Mato Grosso do Sul, e o com o Sudeste, com o estado de São Paulo, possuindo divisa, ainda, com outro estado de sua própria região: Santa Catarina.

Possui, ainda, fronteiras com os países latino-americanos: Argentina e Paraguai, além de fronteira com o Oceano Atlântico, sendo um estado bastante importante.

Curitiba, por ser a capital do estado, exerce um protagonismo muito forte, porém, o estado apresenta outras cidades que se destacam em diversos aspectos, como Maringá, Londrina, Cascavel, São José dos Pinhais, Araucária e Foz do Iguaçu, onde está localizada a tríplice fronteira, que inclui Brasil, Argentina e Paraguai, além da Usina Hidrelétrica de Itaipu e as cataratas do Iguaçu.

A importância da hidrografia no Paraná

O estado possui dois tipos de limitações fronteiriças:

  • As naturais;
  • As construídas pelo homem – como pontes e estradas.

Em relação às fronteiras naturais, são definidas pelos rios que cortam o estado, Curitiba é exatamente dentro da bacia hidrográfica do Iguaçu, que está incluída no rio Paraná. Isso caracteriza a importância da hidrografia desse local, pois o nome do próprio rio definiu a identidade do estado.

A riqueza natural de Curitiba

Onde fica Curitiba no Brasil?

Ao saber onde fica Curitiba no Brasil e ao ter mais detalhes dessa região, é possível perceber que a visita a essa cidade possibilitará uma experiência urbana imperdível, com uma natureza muito preservada e respeitada por sua população.

Isso possibilita desfrutar de um local com uma vocação de respeito à natureza, permitindo que o turista passe por experiências inesquecíveis nessa região, fazendo com que ele tenha motivação para repetir a experiência e explorar todas as possibilidades de suas visitas.

Informações sobre Curitiba

Localizada a 934m acima do nível do mar, ela possui uma área de quase 435 mil km², 75 bairros, com um relevo predominantemente plano, mas com algumas elevações pequenas.

Cercada de montanhas, ela tem como diferencial uma área verde de 58m² por habitante, que é considerada uma excelente relação, contribuindo para se tornar uma capital verde.

Conforme estimativas do IBGE em 2020, sua população era de 1,949 milhão de habitantes.

Distância para outras capitais brasileiras

Onde fica Curitiba no Brasil?

A região sul possui mais dois estados além do Paraná, que são: Santa Catarina e Rio Grande do Sul (excelente destino para casal de pais ). E a capital do Paraná está localizada a 310 km de Santa Catarina e a 716 km de Porto Alegre, sendo elas acessíveis por uma malha rodoviária e aérea eficazes.

Curitiba fica a uma excelente distância de São Paulo, com 408 km até a capital paulista; com 852 km até o Rio de Janeiro; e 1.004 km até Belo Horizonte. Tal localização permite perfeita integração de Curitiba com os demais estados do Sul e Sudeste brasileiro, fazendo com que a importância dessa capital seja grande.

Considerações finais onde fica Curitiba no Brasil

Importante conhecer mais detalhes sobre onde fica Curitiba no Brasil e, assim, poder definir sua estada numa cidade bastante desenvolvia e com opções de turismo sustentável e de qualidade, tornando-a um destino obrigatório para qualquer turista.

Mas, para que tudo corra bem, a escolha de uma hospedagem de qualidade é fundamental para contribuir com uma estada confortável e segura. Nesse sentido, indicamos os Hoteis Victoria Villa, Nacional Inn Curitiba, Nacional Inn Curitiba Torres, Golden Park Curitiba que são parte da rede de hotéis Nacional Inn que você pode conhecer e reservar. Venha desfrutar essa experiência no jogo de lençol da Nacional Inn!

Aproveite e deixe seu comentário sobre onde fica Curitiba no Brasil, assim poderemos melhorar continuamente nosso conteúdo.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.