Viagem de trem no Brasil: 9 destinos

Tempo de leitura: 5 minutos

O Brasil já possuiu uma boa oferta de passeios que podiam ser feitos em trens confortáveis e que viabilizassem viagens entre capitais ou mesmo cidades.

O trem de prata, que ligava Rio de Janeiro a São Paulo, era a opção ao transporte rodoviário, em tempos anteriores a ponte aérea.

Assim entre outros exemplos os trens eram bastante interessantes para interligar capitais e que com o passar do tempo foram sendo substituídos por outros modelos de modais de transportes.

Na Europa, viajar de trem é uma opção de qualidade e bastante comum, cortando países e encurtando distâncias para os transportes viários.

E no Brasil existem exemplos de passeios de trens que funcionam até hoje e vamos apresentar agora, como exemplos, 9 destinos de viagem de trem no Brasil.

1.     Curitiba a Morretes

Viagem de trem no Brasil 9 destinos

No Paraná a viagem de trem no Brasil tem um destaque encantador, pois esse percurso entre as cidades de Curitiba e Morretes, tem uma paisagem de cinema, que deixará lembranças incríveis em seus 110 km, 13 túneis e 41 pontes, que descortinam cenários cinematográficos junto à natureza.

Essa é uma viagem de trem no Brasil que é fundamental para quem deseja conhecer mais sobre esse tipo de transporte de qualidade e que pode oferecer uma viagem confortável em cabines luxuosas.

2.     Tiradentes a São João Del Rei

Viagem de trem no Brasil 9 destinos Maria Fumaça

Minas Gerais fornece bons exemplos de viagem de trem no Brasil e o trajeto entre as cidades de São João Del Rei que possui um percurso total de 12 km e 45 minutos de duração.

São paisagens de fazendas, serras mineiras e construções históricas ao longo do trajeto, realizados sobre uma estrutura de ferrovia original de 1881 e que assim permite a sensação de estar fazendo o mesmo trajeto do império português no Brasil

3.     Bento Gonçalves e Carlos Barbosa

O Rio Grande do Sul também tem excelentes opções de viagem de trem no Brasil e a que liga as cidades gaúchas de Carlos Barbosa e Bento Gonçalves é daquelas que deve ser indicada.

Conhecida como Trem do Vinho, ele circula pela região vinícola desse Estado e usando o transporte por Maria Fumaça percorre 23 Km no Vale dos Vinhedos, numa paisagem de tirar o fôlego.

E a composição ainda permite degustar vinhos, sucos e desfrutar de apresentações de música e teatro ao longo do trajeto.

4.     Maria Fumaça Campinas a Jaguariúna

Mais uma viagem de trem no Brasil usando a Maria Fumaça é a que liga Jaguariúna a Campinas, que percorrem uma distância de 45 Km, entre as cidades e que passam pelo centro de produção de café originalmente plantado nessa região.

A viagem tem caráter inclusive educativo, pois monitores apresentam informações sobre o período do ciclo do café, ao longo da viagem.

Com paisagens incríveis e uma vista através da travessia das pontes sobre os rios Atibaia e Jaguari, sua viagem é fantástica.

5.     Estrada de Ferro Vitória a Minas

Uma viagem de trem no Brasil com cenários incríveis é a que liga Belo Horizonte, em Minas Gerais e o município de Cariacica, localizado na grande Vitória, no Estado do Espírito Santo.

Esse percurso é feito margeando o Rio Doce e passa por dezenas de cidades de ambos os Estados, com muitas paisagens diferenciadas, de montanhas e natureza abundante.

São 13 horas de muito encanto e prazer, no único trem de passageiros no Brasil que faz a viagem ligando duas capitais, com infraestrutura de restaurante e classe executiva.

6.     Ouro Preto a Mariana

Viagem de trem no Brasil 9 destinos Ouro Preto Mariana

E Minas Gerais presente novamente com uma viagem entre Mariana e Ouro Preto que é surpreendente como trajeto que percorre a Rota do Ouro.

Transitando por vales, túneis e entre cachoeiras e paredões de maciços de pedra, esse trajeto possui 18 km, em 1 hora de duração, de puro encantamento.

Essa ferrovia foi inaugurada em 1883 e mantem o padrão tradicional de seus vagões e locomotiva, dando um ar de passado a essa incrível jornada.

7.     Campos do Jordão a Pindamonhangaba

Em São Paulo o passeio entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão é muito tradicional para quem visita e se hospeda em Campos do Jordão, pois faz parte de um dos roteiros turísticos da cidade.

Percurso realizado pela Serra da Mantiqueira e que tem um visual incrível.

8.     Macapá e Serra do Navio

E a região Norte, apresenta em Amapá, um exemplo de uma viagem ferroviária incrível entre Macapá e Serra do Navio, comum percurso de 195 km de extensão e realizada em 6 horas esse trajeto é incrível.

Você poderá apreciar a vista da Floresta Amazônica em todo o seu esplendor e é indicada para quem deseja conhecer mais desse nosso tesouro natural.

9.     Apiúna a Hidrelétrica de Salto Pilão

Em Santa Catarina você pode viajar entre Apiúna e Salto Pilão, onde poderá conhecer a hidrelétrica desse local e que é usada como base para diversos esportes de aventura.

O trajeto conhecido como região do Vale Europeu, pela presença maciça da colonização do velho continente, apresenta em seu percurso muitas menções ao período da colonização com construções típicas da época e uma paisagem incrível.

Percorre 12 cidades e é uma experiência fantástica.

 

Considerações finais sobre viagem de trem no Brasil

É possível fazer uma excelente viagem de trem no Brasil e com diversas opções de cidades para você conhecer e se encantar com países deslumbrantes em suas viagens.

E em algumas dessas cidades sempre se encontra boas hospedagens na rede Nacional Inn. E não se esqueça de deixar seu comentário sobre viagem de trem no Brasil.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.