Parque Municipal Morro do São Bento em Ribeirão Preto

Tempo de leitura: 5 minutos

O Parque Municipal Morro do São Bento é um dos principais pontos turísticos e culturais da cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Com uma área de cerca de 250 mil metros quadrados, o parque abriga uma rica biodiversidade, com remanescentes de Mata Atlântica, animais silvestres e diversas espécies de plantas. Além disso, o parque oferece opções de lazer, esporte e educação ambiental para os visitantes, que podem desfrutar de uma bela vista da cidade a partir do ponto mais alto do morro, onde está localizado o Complexo Cultural Prof. Antônio Palocci.

Um pouco da história do parque

O Parque Municipal Morro do São Bento tem origem no final do século XIX, quando o local era conhecido como Morro do Cipó e pertencia à chácara do Dr. Olympio Rodrigues Antunes. A mata nativa que cobria o morro era utilizada como local de recreação e festas pela população local, que se reunia em barracas próximas a um grande tamboril. Em 1899, o vereador Coronel Francisco Schmidt propôs à Câmara Municipal a compra da mata para preservá-la, mas a ideia só foi concretizada em 1907, quando a Prefeitura adquiriu a chácara Olympia, que incluía o Morro do Cipó. A partir de então, o local passou a ser chamado de Morro São Bento e recebeu diversas intervenções urbanísticas, como a construção de um restaurante, um campo para demonstração de máquinas agrícolas e um mirante.
Em 1995, foi criada a Lei Complementar Municipal n° 476/1995, que estabeleceu o Parque Municipal Morro do São Bento como uma unidade de conservação, com o objetivo de proteger os ecossistemas naturais, recuperar as áreas degradadas e promover o lazer e a educação ambiental. O parque passou a abranger o Zoológico Municipal, o Complexo Esportivo e o Complexo Cultural, que foram inaugurados em diferentes épocas ao longo do século XX.

O que fazer no parque

O Parque Municipal Morro do São Bento oferece diversas atividades para os visitantes de todas as idades e interesses. Confira algumas opções:
Zoológico Municipal: fundado em 1939, é um dos mais antigos do Brasil e abriga cerca de 900 animais de 200 espécies diferentes, entre mamíferos, aves, répteis e peixes. O zoológico conta com um museu de história natural, um serpentário, um aquário e um borboletário. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h.
Complexo Esportivo: inaugurado em 1976, possui uma infraestrutura completa para a prática de diversas modalidades esportivas, como atletismo, basquete, futebol, ginástica, natação, tênis e vôlei. O complexo dispõe de uma pista para corrida, um ginásio poliesportivo, uma piscina olímpica, quadras e campos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.
Complexo Cultural: criado em 1980 e denominado Conjunto Cultural Prof. Antônio Palocci em homenagem ao ex-prefeito da cidade, é composto pelo Teatro Municipal, pelo Teatro de Arena Jaime Zeiger e pela Casa da Cultura Juscelino Kubitschek de Oliveira. O complexo realiza diversos eventos culturais ao longo do ano, como peças teatrais, shows musicais, exposições artísticas e festivais. O horário de funcionamento varia conforme a programação.
Educação Ambiental: o parque conta com uma equipe de educadores ambientais que realizam atividades de sensibilização, conscientização e orientação sobre a importância da preservação da natureza. O parque recebe visitas monitoradas de escolas e grupos, que podem conhecer mais sobre a fauna, a flora e a história do local. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Como chegar ao parque

O Parque Municipal Morro do São Bento está localizado na Rua Liberdade, s/n, no bairro Campos Elíseos, em Ribeirão Preto. O acesso pode ser feito de carro, ônibus ou bicicleta. O parque possui estacionamento gratuito e ciclovia. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 6h às 22h. A entrada é gratuita.

Explore o Conforto e a Praticidade no Hotel Dan Inn Express Ribeirão Preto

Localizado estrategicamente em Ribeirão Preto, o Hotel Dan Inn Express oferece uma estadia confortável e conveniente para viajantes a lazer e a negócios. Com uma combinação de comodidades modernas e excelente serviço, o hotel é uma escolha popular entre os visitantes da cidade.

Acomodações Funcionais e Acolhedoras

O Hotel Dan Inn Express Ribeirão Preto dispõe de 99 quartos bem equipados, divididos em três andares. Cada acomodação é projetada para oferecer conforto e praticidade aos hóspedes, com comodidades modernas e uma atmosfera acolhedora.

Localização Conveniente

Situado na Rua Coronel Luiz da Cunha, na Vila Tibério, o hotel oferece fácil acesso às principais atrações e pontos de interesse da cidade. Sua localização central torna-o uma base ideal para explorar Ribeirão Preto e seus arredores.

Facilidades e Serviços

Os hóspedes do Hotel Dan Inn Express podem desfrutar de uma variedade de comodidades durante sua estadia. Wi-Fi gratuito, serviço de quarto 24 horas e estacionamento estão entre os serviços oferecidos pelo hotel para garantir o conforto e a conveniência dos visitantes.

Opções para Eventos Pequenos

Para aqueles que planejam realizar eventos ou reuniões pequenas, o hotel oferece uma sala de eventos com capacidade para até 30 pessoas em formato de auditório. Com equipamentos audiovisuais disponíveis e uma equipe dedicada, o Hotel Dan Inn Express é uma escolha conveniente para eventos corporativos ou sociais.

Áreas de Lazer e Entretenimento

Além de suas instalações para eventos, o hotel oferece opções de lazer para os hóspedes relaxarem durante a estadia. Uma piscina natural e uma pequena sala de ginástica estão disponíveis para aqueles que desejam se exercitar e descontrair durante sua visita.
Em resumo, o Hotel Dan Inn Express Ribeirão Preto é uma excelente escolha para quem busca conforto, praticidade e serviço de qualidade durante sua estadia na cidade. Com suas instalações modernas e localização conveniente, o hotel proporciona uma experiência agradável e memorável para todos os seus hóspedes.