Passeio de Maria Fumaça em Sorocaba: quatro dicas para aproveitar

Tempo de leitura: 5 minutos

Sorocaba é uma das mais importantes cidades do interior do estado de São Paulo e faz parte de um conglomerado de regiões paulistas que, em conjunto, representam mais de 75% da população do estado. É, também, uma cidade com importância industrial e muita relevância no PIB regional e nacional, que supera algumas capitais brasileiras localizadas nas regiões Norte, Nordeste Sudeste e Sul do País.

Esse destaque ocorre por ter quase 30 mil empresas que operam em seu território e movimentam a economia da cidade. Por tais fatores, Sorocaba já merecia atrair muitos turistas com objetivos profissionais. Porém, é uma cidade que recebe turistas para que eles conheçam seus atrativos naturais e históricos.

Podendo, assim, usufruir de estadas de qualidade e de muitas opções de lazer e entretenimento em diversos tipos de destinos. E entre eles, a cidade disponibiliza passeios em uma Maria Fumaça totalmente restaurada para que os visitantes agendem seus passeios em datas especiais.

Vamos ver, agora, quatro dicas para aproveitar um passeio de Maria Fumaça em Sorocaba.

O que fazer em Sorocaba

O passeio Maria Fumaça em Sorocaba é uma das incríveis atrações que a cidade oferece, porém, ela disponibiliza algumas ótimas opções que poderão complementar uma viagem inesquecível a essa sensacional cidade. E já que estamos falando de uma tração ferroviária, uma excelente opção é visitar a Estação Ferroviária de Sorocaba.

Este local é uma construção histórica incrível e com uma importância para o desenvolvimento da cidade, que, ao ser inaugurado em 1875, permitiu um grande impulso por causa do uso da Estrada de Ferro Sorocabana, a maior estação de passageiros e cargas do estado de São Paulo, após o início de suas operações.

Ao visitar esse espaço, é possível conhecer mais detalhadamente a função importante dele no desenvolvimento de Sorocaba e de toda a região do interior de São Paulo.

Sorocaba tem, ainda, uma grande quantidade de áreas com natureza abundante, representada por 21 parques municipais que formam praticamente um cinturão verde para engrandecer a cidade, seus habilitantes e quem a visita. Destacamos, aqui, o Parque Água Vermelha, que tem uma excelente área de lazer com lagos, árvores frutíferas e também muito verde.

1.     O encontro com a história

Passeio de Maria Fumaça em Sorocaba: quatro dicas para aproveitar

Para quem deseja saber o que fazer em Sorocaba, o passeio de Maria Fumaça em Sorocaba é uma excelente opção de turismo cultural e de lazer. Isso porque uma Maria Fumaça tem restrições para ser encontrada no Brasil, existindo poucos exemplos, e Sorocaba faz parte dessa privilegiada oportunidade de manter contato com uma valiosa representante desse equipamento de transporte.

A Locomotiva 58, como é batizada, compõe a história da Estrada de Ferro Sorocabana, tendo sido entregue em 1891 para servir de transporte à população e para finalidade de escoamento de produção da região, com impacto direto na economia.

Sua construção foi realizada por uma empresa americana, a Baldwin Locomotive Works, operando de 1903 a 1965, sendo recolhida em 1968 ao Museu Histórico Sorocabano para ser visitada até o ano de 1989, quando foi enviada para restauração.

2.     Apreciar os detalhes de restauração de um monumento para a cidade

Passeio de Maria Fumaça em Sorocaba: quatro dicas para aproveitar

Quem descobre e se encanta pela Maria Fumaça de Sorocaba tem a oportunidade de apreciar todos os detalhes de sua restauração, que permitiu que essa composição ferroviária se tornasse fiel à sua construção original.

Em 2021, foi realizada a última restauração e adaptação tecnológica para que pudesse se tornar um equipamento de turismo, sendo um modelo encantador por seus ricos detalhes de acabamento e pela própria estrutura e funcionamentos originais.

3.     Conhecendo Sorocaba com a Maria Fumaça

Passeio de Maria Fumaça em Sorocaba: quatro dicas para aproveitar

O passeio de Maria Fumaça em Sorocaba é uma das razões para visitar Sorocaba, sendo possível conhecer o trajeto entre a Estação Paula Souza e a Vila Assis, num trajeto de 1h de duração, em que há bastante elegância e uma vista incrível da cidade e de sua paisagem urbana.

4.     Um passeio acessível

Esse passeio de Maria Fumaça em Sorocaba é uma das mais incríveis atrações em Sorocaba, sendo um passeio seguro e gratuito a todos os seus usuários. Entretanto, é preciso estar atento ao agendamento do embarque no trem, pois há uma limitação de passageiros, além de serem realizadas poucas viagens.

Considerações finais: Passeio maria fumaça em Sorocaba

Fazer turismo em Sorocaba tem excelentes opções de passeio, e a Maria Fumaça em Sorocaba é um desses que a pessoa não pode perder, mas é preciso atentar-se à reserva para que seu passeio não corra riscos de não ser realizado.

E para que tudo seja um sucesso, a escolha da melhor hospedagem em Sorocaba é necessária para ter um período de tranquilidade, além de um  excelente atendimento. Para isso, a rede Nacional Inn disponibiliza as melhores alternativas para uma hospedagem com ótimo custo-benefício em Sorocaba.

Com hotéis de padrão de qualidade reconhecida, estamos presentes com hospedagens no Dan Inn , no Golden Park e no Nacional Inn Sorocaba . Faça sua reserva em um deles e aproveite seu passeio.

E você já fez um passeio Maria Fumaça em Sorocaba? Aproveite e dê sua opinião sobre este artigo, assim, poderemos sempre melhorar a qualidade de nosso conteúdo e atender às suas expectativas.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.