Principais pontos turísticos de Curitiba

Tempo de leitura: 6 minutos

Os Principais pontos turísticos de Curitiba! A cidade conhecida pelo seu cuidado único com as áreas verdes, a cidade de Curitiba é referência em ecologia e limpeza com seus espaços públicos. Fatores que tornam a “Capital Ecológica do Brasil” um ótimo lugar para passeios tranquilos, com muita beleza, cultura e diversão envolvidas.  Confira agora os mais famosos e indicados pontos turísticos da cidade!

Jardim Botânico

Um dos lugares mais famosos e encantadores da cidade, o Jardim Botânico de Curitiba possui uma estufa centralizada no parque, abrigando espécies botânicas que são referência nacional, além de possuir uma fonte d’água que atrai olhares de diversos turistas. 

Além de ser um dos locais mais fotografados de toda cidade, o Jardim Botânico é perfeito para quem busca momentos de lazer focados na calmaria e no descanso. Ler um bom livro, fazer um passeio romântico, aproveitar o contato com a natureza junto de sua família, conhecer o Museu Botânico de Curitiba, ou ainda, ter a experiência única de fazer uma boa caminhada no Jardim das Sensações, uma trilha de 200m localizada no próprio Jardim Botânico. 

Nela, os visitantes percorrem o caminho de olhos vendados, com a ideia de sentir todos os elementos do local: pisar com os pés descalços, tocar em cada planta, sentir o vento batendo em seu rosto, respirar de forma lenta e profunda para perceber o ar fresco entrando no corpo e inúmeras outras sensações que o Jardim é capaz de nos proporcionar. 

A localização é de fácil acesso, por volta de três quilômetros do Centro de Curitiba, os turistas podem utilizar tanto aplicativos de transporte quanto transportes públicos da cidade, indo até a estação tubo “Jardim Botânico.”

Além da facilidade em se locomover até o local, a entrada no Jardim é totalmente gratuita, aberto das 6hs às 19hs. Enquanto o Jardim das Sensações é aberto de terça a domingo, das 9hs às 17hs.

Mercado Municipal

Ótima opção pra quem busca diversidade gastronômica, sendo capaz de agradar todos os tipos de paladares, com opções de comidas árabes, japoneses, orgânicas e muito mais! 

E vale lembrar que o Mercado Municipal de Curitiba promove diversos festivais ao longo do ano, como por exemplo: Comida di Buteco (em abril); Natal no Mercado (novembro e dezembro) e diversos outros eventos que movimentam ainda mais a cidade. Portanto, se o seu foco é conhecer o Mercado, uma breve pesquisa sobre as datas dos festivais podem ser um fator decisivo no momento de escolher a época para visitar a cidade.

Mas fique atento, os horários de funcionamento são de terça a sábado das 7hs às 18hs, domingo das 7hs às 13hs, e segunda das 7hs às 14hs, permitindo aos turistas um café da manhã e um almoço especializado. 

Contudo, se sua ideia for fazer compras, o Mercado possui estabelecimentos que oferecem verduras, legumes, frutas, utensílios para casa, e ainda proporciona cachaças e cervejas importadas para quem deseja levar uma lembrancinha exclusiva para a casa!  

Ópera Arame

O Ópera de Arame é um teatro que deixa qualquer um impressionado com a sua arquitetura, e ainda, pelo fato de ser todo rodeado por uma vegetação nativa.

O espaço oferece aos turistas e aos curitibanos peças teatrais, espetáculos culturais, casamentos, cerimonias de formaturas e eventos corporativos e sociais. Sendo que, a partir de 2018, passou a dar visibilidade ao Vale da Música, com o objetivo de apresentar diversos artistas em um palco flutuante, tornando o projeto uma fonte concreta de cultura e diversidade musical. 

O teatro ainda possui um restaurante – Ópera Arte -, com um espaço de piano, drinks, cafés e pratos típicos do litoral paranaense. Além disso, também é um ótimo local para registrar momentos especiais em Curitiba, o local possui balanços em girassol e quadros em neon, permitindo fotos fantásticas aos visitantes, aberto de terça a domingo das 11hs às 16hs. Já o Ópera de Arame funciona de terça a domingo das 10h às 18h.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Outro ponto turístico muito conhecido pela sua arquitetura singular e admirável, é o famoso Museu Oscar Niemeyer, que teve sua construção baseada na presença de curvas, uma das características mais marcantes do arquiteto. 

As exposições do museu agradam especialistas e leigos no assunto, que ficam admirados com as atrações exclusivas que acontecem no espaço durante toda a tarde. O horário de funcionamento do Museu é das 10hs às 18hs, de terça a domingo. A entrada possui um valor de R$ 20,00, mas para quem procura um passeio mais econômico, toda quarta-feira o ingresso é gratuito.  

**Opções de Hotéis para conhecer Curitiba e seus pontos turísticos: Nacional Inn Estação, Nacional Inn Torres, Golden Park Curitiba, Victoria Villa, Dan Inn Curitiba

Torre Panorâmica

Localizada no bairro Mercê, a Torre Panorâmica é o lugar perfeito para quem gosta de enxergar paisagens amplas e para quem ama ver a cidade do alto, com uma vista privilegiada do alto de 109 metros, podendo enxergar a cidade em 360º.

Para visitar esse ponto turístico, você precisa adquirir o ingresso no valor de R$ 6,00 e comparecer no local em um de seus horários de visitação: terça a domingo, das 10hs às 19hs. Porém, para manter a organização no local, a venda dos ingressos acontece até as 18h30.

Parque Tanguá

Um dos parques mais famosos pelos turistas que passam por Curitiba é o Parque Tanguá, e um dos principais motivos para isso, é porque lá não é um Parque qualquer. 

Sua construção possui uma forma de castelinho, uma vista maravilhosa do alto e um pôr do sol deslumbrante. Além disso, a estrutura do parque não deixa a desejar, ele possui dois lagos, um túnel artificial e uma área de lazer completa para gosta de esportes ao ar livre, como ciclovias e pista de corrida. 

E para um maior conforto de todos, o Parque conta com dois estacionamentos para carros (na área inferior e superior) e lanchonete. 

Feirinha do Largo da Ordem

E é claro que uma feirinha típica de toda cidade turística não poderia faltar na nossa lista de melhores pontos turísticos para você conhecer em Curitiba. A Feirinha do Largo da Ordem, localizada no centro da cidade, é o melhor local para você que busca lembrancinhas, artesanatos, objetos tradicionais da cidade e diversas outras opções para você conhecer e se divertir. 

O melhor dia e horário para você para aproveitar todos os benefícios da feira, é domingo durante o almoço, neste período os turistas costumam conhecer os bares e restaurantes instalados nessa região e ainda aproveitam para degustar todas as delícias e novidades oferecidas por eles. 

**Opções de Hotéis para conhecer Curitiba e seus pontos turísticos: Nacional Inn Estação, Nacional Inn Torres, Golden Park Curitiba, Victoria Villa, Dan Inn Curitiba

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.