Recife: dicas de passeio para aproveitar a capital pernambucana

Tempo de leitura: 5 minutos

Recife: dicas de passeio para aproveitar a capital pernambucana

Recife é uma cidade que encanta pela sua diversidade cultural, histórica e natural. A capital de Pernambuco tem muito a oferecer aos seus visitantes, desde praias urbanas até museus interativos, passando por construções coloniais e manifestações artísticas. Neste artigo, vamos dar algumas dicas de passeio para você explorar Recife e se apaixonar por essa cidade vibrante e acolhedora.

Recife Antigo: o berço da cidade

Uma das principais atrações de Recife é o seu centro histórico, conhecido como Recife Antigo ou Bairro do Recife. É lá que fica o Marco Zero da cidade, uma praça que marca o local onde Recife nasceu, no século 16. A praça tem uma rosa dos ventos feita pelo artista Cícero Dias e uma estátua do Barão do Rio Branco, além de uma bela vista para o oceano Atlântico e os arrecifes que deram nome à cidade.

O Recife Antigo é um lugar ideal para caminhar e apreciar as construções coloniais, as praças, as ruas e os pontos turísticos mais tradicionais da cidade. Você pode visitar o Paço da Alfândega, um antigo armazém que hoje abriga um centro comercial e cultural; o Centro de Artesanato de Recife, onde você pode comprar produtos típicos da região; a Rua do Bom Jesus, uma das mais antigas e charmosas da cidade; a Embaixada dos Bonecos Gigantes, onde você pode ver de perto as famosas figuras do carnaval pernambucano; e o Cinema São Luiz, um dos mais antigos do Brasil.

Museus: uma viagem pela cultura pernambucana

Recife: dicas de passeio para aproveitar a capital pernambucana

Recife também é uma cidade que respira cultura e tem museus para todos os gostos e interesses. Um dos mais visitados é o Museu Cais do Sertão, que conta a história e a cultura dos povos sertanejos, desde os indígenas até os cangaceiros, passando pelos boiadeiros e pelos escravos africanos. O museu é interativo e tem um destaque especial para a vida e a obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Outro museu imperdível é o Paço do Frevo, que celebra o ritmo mais tradicional de Pernambuco, patrimônio imaterial da humanidade. O museu é colorido e animado como um cortejo de frevo, e mostra a história, os artistas e as características desse gênero musical genuinamente pernambucano.

Para quem se interessa pela história religiosa e judaica de Recife, vale a pena conhecer a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, fundada no século 17 pelos judeus que fugiram da Inquisição na Europa. O lugar foi restaurado e hoje funciona como um museu que mostra a trajetória e a influência dos judeus na formação da sociedade pernambucana.

Praia de Boa Viagem: um cartão-postal de Recife

Não dá para falar de Recife sem mencionar a sua praia mais famosa: Boa Viagem. Essa é uma praia urbana que tem uma extensa faixa de areia branca e fina, banhada por um mar verde-azulado. A praia é protegida por uma barreira de arrecifes que forma piscinas naturais na maré baixa, ideais para um banho refrescante.

Boa Viagem também é uma região com muitas opções de lazer, gastronomia e hospedagem. Você pode caminhar pelo calçadão, andar de bicicleta, praticar esportes ou simplesmente relaxar na sombra dos coqueiros. Você também pode aproveitar para saborear as delícias da culinária pernambucana, como a tapioca, o bolo de rolo, o escondidinho e a carne de sol. E, claro, você pode escolher entre os diversos hotéis e pousadas que ficam à beira-mar ou nas proximidades.

Outras dicas de passeio em Recife

Além das atrações que já citamos, Recife tem muitos outros lugares que valem a pena conhecer. Por exemplo, você pode visitar a Oficina Brennand, um espaço cultural que reúne as obras do artista plástico Francisco Brennand, famoso por suas esculturas de cerâmica. Você também pode conhecer o Museu da Cidade e o Forte das Cinco Pontas, que contam a história de Recife desde a época colonial até os dias atuais.

Se você gosta de vida noturna, não deixe de ir à Rua da Moeda, no Recife Antigo, onde há vários bares e restaurantes com música ao vivo. Lá você pode curtir o melhor do forró, do samba, do rock e de outros estilos musicais.

E se você tiver tempo, não perca a oportunidade de fazer um bate-volta até Olinda, uma cidade vizinha que é Patrimônio Cultural da Humanidade. Olinda é famosa pelas suas ladeiras coloridas, pelas suas igrejas barrocas e pelo seu carnaval animado. Lá você pode ver o Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, que desfila pelas ruas de Olinda e Recife.

Recife é uma cidade que tem muito a oferecer aos seus visitantes. Esperamos que essas dicas de passeio te ajudem a planejar a sua viagem e a aproveitar ao máximo a capital pernambucana.

Localização Estratégica

O Hotel Nacional Inn Recife Aeroporto, localizado na Rua Ribeiro de Brito, 1.250, em Boa Viagem, oferece fácil acesso à Praia de Boa Viagem e ao Shopping Recife. A apenas 5 km da Feirinha de Boa Viagem, é uma opção central para explorar a cidade.

Conforto e Acomodações

Com 77 modernos apartamentos, o hotel oferece categorias como Standard, Suítes Luxo e Presidencial. Todos equipados com ar-condicionado, TV a cabo e frigobar. Instalações acessíveis estão disponíveis, refletindo a preocupação com a acessibilidade.

Lazer e Eventos

Aproveite a piscina, o espaço fitness e a sauna para relaxar. Para eventos, há três salas com capacidade para até 160 pessoas. Ideal para encontros de negócios e sociais.

Comodidades e Cortesias

Café da manhã, estacionamento e Wi-Fi são cortesias. O hotel também oferece room service, restaurante e opções de lavanderia terceirizada.

Reservas e informações: (81) 2123-1700, reservas@nacionalinnrecife.com.br.

Experimente o conforto do Hotel Nacional Inn Recife Aeroporto enquanto explora a vibrante cidade de Recife.