Viagem internacional com crianças: 7 dicas muito importantes

Tempo de leitura: 4 minutos

É fato que viagens internacionais demandam um pouco mais de planejamento e organização. Porém, quando elas envolvem crianças o desafio pode ser ainda maior. Mas isso não é motivo para se desesperar. Neste post, reunimos uma série de informações valiosas e detalhes de tudo o que você precisa saber para realizar uma viagem internacional com crianças.

Cuidados iniciais

Incialmente é importante destacar aos pais ou responsáveis pela criança, que a idade ideal para uma viagem internacional é de, no mínimo três meses, principalmente se o motivo for a lazer. Isso porque nesta fase da vida os bebês estão mais vulneráveis a doenças, pois ainda não têm todas as vacinas. Porém, caso você precise viajar antes desta idade, vale a pena consultar e seguir as recomendações do médico pediatra de sua confiança. 

Documentação

A documentação adequada é decisiva para a permissão ou não do embarque da criança. Caso a viagem seja para países do MERCOSUL, é necessário apresentar RG ou certidão de nascimento original. Para demais localidades, a exigência é a apresentação do passaporte e, dependendo do país, o visto. Se o passaporte da criança for emitido a partir de 2014,  não é preciso apresentar a certidão de nascimento, pois já constam esses dados, caso seja anterior a essa data, leve também a certidão original. 

Em casos de crianças menores de 18 anos acompanhadas de somente um dos responsáveis, em viagens internacionais, além do passaporte, é de extrema importância providenciar a documentação de permissão com três vias registradas em cartório, sendo que, uma fica na posse do menor, uma no aeroporto de origem e outra do aeroporto de destino. 

Tudo o que você precisa saber sobre o avião

Saiba que já no momento do check-in, se estiver com bebês, você tem direito a filas preferenciais, além de assentos diferenciados, para tanto, lembre-se de avisar no momento em que for marcar o lugar e no embarque. Se possível, dê preferência para as fileiras da frente, pois costumam ser mais espaçosas e confortáveis. 

Se você estiver com o carrinho de bebê, fique tranquilo, pois não é necessário despachá-lo no check-in, já que isso pode ser feito diretamente no portão de embarque. 

Com relação aos assentos, crianças de até dois anos podem viajar no colo, com isso, o valor máximo da passagem pode chegar a 10%. Porém, é recomendando solicitar um bercinho no caso de viagens mais longas, para garantir o seu conforto e o da criança de até dois anos ou até 10 quilos. 

Outra dica essencial é dar preferência por voos noturnos ou diretos, mas, caso não haja essa possibilidade, opte por conexões mais curtas ou por dormir na cidade de conexão por uma ou duas noites para ter mais tempo de descanso. 

No momento da decolagem, é comum sofrer um desconforto causado pela pressão atmosférica, por isso, pode ser interessante dar uma chupeta para o bebê, para aliviar essa sensação. 

Fazendo as malas

As roupinhas apropriadas para o clima do destino de sua viagem, sapatos e demais acessórios podem ser acomodados na mala que será despachada. Porém, é essencial ter uma boa mala de mão, tanto para as crianças quanto para os adultos, pois no caso de extravio da principal, você terá itens básicos para “sobreviver” até que seja encontrada. Sendo assim, inclua: trocas de roupas, fraldas, itens de higiene, paninhos de boca, um bom kit de primeiros socorros e não se esqueça de um cobertor para proteger o bebê do ar condicionado do avião. No caso de crianças maiores, uma boa pedida é incluir opções para que elas se distraiam durante o voo, como por exemplo, joguinhos, tablets e livros. 

Comidinhas

Um item que pode passar batido na hora da organização das malas é a parte de alimentação. Lembre-se de colocar na mala fórmulas ou outros tipos de alimentos específicos para os bebês, além de mamadeiras vazias para água ou suco. Se você tiver crianças maiores, vale a pena levar lanches como bolachas, biscoitos, barrinhas de cerais, pois a criança pode não gostar da comida do avião. 

Contato de emergências

É claro que ninguém quer passar por situações de emergência de saúde, mas elas podem acontecer. Por isso, pesquise com antecedência hospitais, farmácias e até mesmo consultórios próximos ao seu hotel, pois caso precise, saberá aonde ir com facilidade. Além disso, deixe o pediatra da criança avisado sobre a viagem e consulte-o se necessário. 

Programação adequada

Ao chegar ao destino, lembre-se de escolher locais com programações adequadas e bem estruturadas para receber crianças, desde hotéis, restaurantes, passeios e transportes. E por fim, mas não menos importante, divirtam-se muito, afinal, um bebê ou uma criança tem o dom de alegrar qualquer momento e tornar tudo ainda mais especial!

Esperamos que tenham gostado das dicas, caso tenha alguma informação importante, compartilhe com a gente nos comentários, vamos adorar saber! Boa viagem a todos!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.